Doutor Jairo
Assista » Desenvolvimento

Meu pai mede 1,70 e mãe tem 1,65; qual vai ser minha altura?

Para os meninos, costuma-se acrescentar de 5 a 10 cm sobre a média de altura dos pais - iStock
Para os meninos, costuma-se acrescentar de 5 a 10 cm sobre a média de altura dos pais - iStock

Doutor, tenho 15 anos e vou fazer logo logo 16. Eu tenho 1,67 m de altura. Meu pai tem 1,70, minha mãe tem 1,65. Qual altura você acha que eu vou ter?

O que a gente vai passar aqui é uma estimativa. A altura do seu pai, mais a altura da sua mãe, dividido por dois (que seria a média), daria 1, 67 e meio. Para os meninos, a gente tende a acrescentar de 5 a 10 cm a essa média que calculamos. Então é possível que você alcance entre 1,72 e 1,78 m.

Mas essa é uma estimativa. Para ter certeza, só procurando o seu médico (pediatra ou hebiatra), que tem as suas curvas de crescimento. Ele vai poder precisar essa estatura para você.

Além disso, dependendo do momento da sua fase de desenvolvimento, da puberdade (ou seja, se já passou pelo estirão ou não), você pode crescer um pouco mais ou um pouco menos em relação a essa estimativa.  

@jairobouer "Meu namo "não funciona"" 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento#relacionamento♬ som original - jairobouer

O que influencia a altura?

O que define a altura de alguém é, basicamente, a carga genética. Ou seja, se os pais forem altos, o mais provável é que os filhos também tenham estatura mais elevada.

Porém, hábitos alimentares, sono e atividade física também podem ter influência na estatura final. Se uma pessoa sofre com a privação de alguns nutrientes, acaba ficando sem “matéria-prima” para se desenvolver, bem como se tem como hábito dormir pouco, há menor liberação do hormônio do crescimento. 

Por fim, questões como a puberdade precoce também podem interferir no quanto um jovem irá crescer. Por isso o ideal é sempre conversar com o médico que o acompanha. 

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr