Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Meu pênis fica ereto e o prepúcio não sai; é normal?

A fimose é caracterizada pelo estreitamento do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis - iStock
A fimose é caracterizada pelo estreitamento do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis - iStock

Redação Publicado em 17/11/2022, às 18h00

“Doutor, quando meu pênis fica ereto, o prepúcio não sai da cabeça do pênis. Mas eu sei que não tenho fimose porque eu consigo puxar manualmente. O que eu tenho e como posso retirar?”

Em princípio, esse não é um caso de fimose já que, quando o homem manuseia o pênis, ele consegue exteriorizar a glande sem maiores problemas. Quem tem fimose acaba não sendo capaz de retirar a glande totalmente para fora do prepúcio. 

Precisar de uma ajuda manual para tirar o prepúcio (porque ele não sai automaticamente) é uma situação que pode acontecer com muitos homens. Portanto, não há nada de errado. Mas se o indivíduo começar a apresentar dificuldades de exteriorização da glande, ficar difícil de limpar ou ter relação sexual, por exemplo, vale procurar a ajuda de um especialista. 

@jairobouer "Não sai?” 🤔 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Creepy Violins - Apollo Nove

Dá para resolver fimose sem cirurgia?

Dependendo do grau da fimose e da idade do menino, sim. Existem algumas manobras – como massagens – que podem ser feitas com certos tipos de pomada para tentar liberar o prepúcio que recobre a glande. 

Confira:

Entretanto, se o garoto for um pouco mais velho e tiver um quadro de fimose em estágio mais avançado, a recomendação é procurar um urologista para uma avaliação e possível cirurgia, um procedimento bem simples e rápido. 

Quais os benefícios da cirurgia de fimose?

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação; entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéficaConfira alguns benefícios:

  • Aumenta o desempenho sexual: sem a pele, a movimentação durante as relações sexuais torna-se mais agradável e fácil;
  • Eleva a sensibilidade da glande e, consequentemente, oferece muito mais prazer;
  • Reduz as chances de contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST); como a pele do prepúcio é feita de uma mucosa, essas doenças podem se instalar;
  • Melhora a higienização: sem a pele, a limpeza é mais simples e rápida.

Veja também: