Redação Publicado em 04/02/2022, às 18h00
“Doutor, tenho uma dúvida em relação ao meu pênis. Tenho 15 anos e me preocupo com o tamanho dele quando ele está flácido, parece de um recém-nascido, mas tem bastante pelo na região. Devo me preocupar?”
Em primeiro lugar, vale lembrar que, aos 15 anos, o pênis ainda pode crescer e se desenvolver um pouco mais. Outro ponto importante é prestar atenção nessa questão da flacidez: um pênis flácido, em alguns homens, realmente pode ficar muito pequeno e, no momento da ereção, ter um aumento expressivo de tamanho e espessura.
Outras pessoas, em contrapartida, podem ter o pênis flácido um pouco maior e ele cresce menos proporcionalmente ao ficar ereto. Assim, não é preciso se preocupar com isso porque o tamanho do pênis flácido não reflete, necessariamente, a dimensão que ele vai ter em ereção.
@jairobouer "FLÁCIDO, ELE PARECE DE UM BEBÊ RECÉM-NASCIDO! ISSO É NORMAL?” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa. Quando o indivíduo começa a se desenvolver fisicamente mais tarde, o pênis cresce até os 17 ou 18 anos. Depois dessa faixa etária, pode acontecer um aumento, mas ele é bem pequeno e nada significativo.
Para aqueles meninos que começaram a se desenvolver muito cedo, o crescimento do pênis também pode parar antes, às vezes, com 15 ou 16 anos.
Confira:
Segundo um artigo publicado no Reino Unido, sim. O estudo é uma metanálise, ou seja, uma comparação de 17 publicações feitas sobre a média peniana em um universo de mais de 15 mil homens de todas as partes do mundo que tiveram as medidas dos seus pênis conferidas.
De acordo com os achados, o pênis médio tem as seguintes medidas:
Vale lembrar que, assim como a cor dos olhos, o tamanho do nariz, a cor da pele, a estatura e diversos aspectos físicos, o tamanho do pênis também é determinado geneticamente.
Uma das principais dúvidas de quem quer descobrir o tamanho do pênis é se a medição deve ser feita por baixo, pelo lado ou por cima. Existem diversas técnicas e possibilidades, mas a mais aceita é a medida por cima.
Nesse caso, é preciso que o homem encoste a régua no púbis – osso localizado próximo ao pênis – e estique até a ponta do pênis (a glande). Obviamente, se o prepúcio tiver um, dois ou três centímetros a mais do que o pênis, não entra na conta.
Assim, é a dimensão do corpo do pênis que deve ser levada em consideração, desde a base dele (no púbis) até a ponta (a glande). Se a medida for feita pela parte de baixo, provavelmente o resultado será maior. Mas essa não é a contagem adequada. A mesma coisa vale para a medição pelo lado do pênis.
Veja também: