Redação Publicado em 21/08/2022, às 11h00
“Doutor, tenho dificuldade em deixar meu pênis ereto quando minha namorada vai fazer um oral em mim. Isso ocorre logo após a relação. O que fazer?”
Provavelmente o homem está tenso, ansioso, nervoso, envergonhado e com medo de não conseguir ter uma ereção. Quando a parceira vai tentar fazer o sexo oral, todas essas emoções passam pela cabeça e entram em conflito, resultando na dificuldade de ereção.
Outro ponto importante é lembrar que se a tentativa de sexo oral acontece após uma relação sexual completa – com ejaculação –, o homem passa pelo período refratário, em que é mais difícil ter uma nova ereção.
@jairobouer “Não consigo subir” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ RUNAWAY - KAYDENoO
Os homens precisam de um tempo de recuperação entre uma vez e outra, o que é chamado de período refratário. Logo após ejacular, o indivíduo perde a ereção e leva um tempo para se restabelecer e ter outra relação.
Esse momento de recuperação muda de homem para homem, depende muito do estímulo recebido e da idade, que pode deixar o período maior.
Por isso, é importante não esquecer que o prazer e o orgasmo não estão relacionados apenas com a penetração e sim com todas as formas de estimulação que acontecem durante o contato íntimo entre duas pessoas.
Confira:
Isso também pode variar muito. A quantidade de orgasmos em um período ou em um só dia está relacionada a diversos fatores, como: tesão, grau de satisfação, disposição e cansaço.
Além disso, algumas vezes, o homem pode experimentar uma relação sexual tão intensa que se sente satisfeito apenas com ela. Sendo assim, mais do que a quantidade, o importante é a qualidade do momento que se compartilha com alguém e o prazer que isso gera e também oferece para a outra pessoa.
A ansiedade de desempenho e a disfunção erétil podem estar ligadas de várias maneiras. O estresse e a ansiedade sobre o desempenho sexual podem causar disfunção sexual em qualquer pessoa, independente do sexo. Quando alguém não se sente capaz de atender às expectativas sexuais da outra pessoa, pode começar a se sentir incapaz.
Esses sentimentos de inadequação e de baixa autoestima podem levar a sintomas físicos, como a disfunção erétil. Pesquisadores listam os fatores psicológicos como uma das várias causas. Em outras palavras, o estado de espírito de uma pessoa pode afetar sua capacidade de se realizar sexualmente.
Veja também: