Doutor Jairo
Assista » Saúde masculina

Meu testículo se retraiu e não voltou mais para o lugar

Ele diz que ainda não foi ao médico por vergonha - iStock
Ele diz que ainda não foi ao médico por vergonha - iStock

Doutor, tenho 19 anos e meu testículo esquerdo se retraiu para a virilha quando eu tinha 13 anos e até hoje não voltou ao devido lugar. É possível palpar, só que eu não fui ao médico por vergonha. Gostaria de saber como resolver manualmente, pois pretendo iniciar minha vida sexual logo e isso é algo que me deixa muito sem jeito.

Olha só, meu amigo, você tem que ir ao médico, sim! Se seu testículo se subiu quando você tinha 13 anos, você tem 19 e até hoje ele ainda não desceu, o que pode ter acontecido?

Provavelmente, houve esse processo de retração e existe algum tipo de estreitamento no seu canal inguinal (situado na virilha) que dificulta o retorno dele.

Ele não pode ficar dentro. Por que? Porque, em primeiro lugar, ele pode perder a viabilidade dele. O testículo precisa ficar dentro do saco escrotal, fora da cavidade abdominal, porque ele precisa estar alguns graus abaixo da temperatura do corpo para poder fazer uma produção efetiva de espermatozoides.

Há seis anos ele está fora, então isso pode implicar na perda da funcionalidade, ou da capacidade desse testículo de produzir espermatozoides.

Além disso, fora da bolsa escrotal, ele pode passar por processos inflamatórios, e pode até, eventualmente, evoluir para um tumor se você não tomar conta disso ou se ele ficar perdido na cavidade abdominal.

Por isso, tem que perder a vergonha e procurar um médico o mais rápido possível. Vamos fazer um combinado? Você logo logo vai falar com seus pais e vai procurar um médico.

@jairobouer Fazendo um combinado com o seguidor ✅ #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento♬ som original - jairobouer

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr