Redação Publicado em 23/03/2022, às 18h00
“Doutor, tenho uma barriga bem magrinha, mas quando bebo álcool, como algo ou bebo um copo d'água, eu fico com essa barriga inchada demais. Minha menstruação é muito desregulada, mas eu sou tão paranoica que eu fico pensando no assunto de gravidez. Por favor, me ajude.”
Primeiramente, para engravidar, é necessário ter uma relação sexual desprotegida. A barriga inchada pode até fazer uma pessoa pensar em uma possível gravidez, mas existem tantas outras coisas que podem provocar esse fenômeno, como uma alteração hormonal ou comer e beber demais.
Assim, é importante procurar entender que essas mudanças que ocorrem na barriga são resultado da alimentação, da ingestão de água e de alterações nos hormônios e não, necessariamente, de uma gravidez.
Essa preocupação exagerada em engravidar é algo que pode atrapalhar a vida de uma pessoa e, caso seja um pensamento frequente, a recomendação é procurar ajuda de um profissional da saúde mental.
@jairobouer "NUNCA TRAN.SEI, MAS ACHO QUE TÔ GRÁVIDA!" 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude #gravidez #gravida♬ som original - jairobouer
Confira:
Muitas mulheres percebem a gestação antes mesmo de fazer o teste, apenas observando os sinais do corpo. Confira quais são os mais comuns:
Vale lembrar que a maioria desses sintomas só começa a ser sentida entre duas a três semanas após a fecundação.
Os médicos recomendam que se espere até uma semana após o atraso da menstruação para fazer um teste de gravidez. Os testes de gravidez caseiros são bastante sensíveis, por isso não há necessidade de fazer inúmeros testes.
Veja também: