Estou com a minha esposa há 8 anos e ela nunca gozou comigo na penetração, apenas no sexo oral. Isso é um problema meu de não conseguir satisfazê-la plenamente, ou é uma característica dela, por, de repente, se sentir mais à vontade?
Pelo seu relato, vocês estão enfrentando algumas dificuldades na esfera sexual. Você diz que a sua esposa não consegue chegar ao orgasmo com penetração, apenas com sexo oral.
A primeira pergunta que devemos fazer é se isso a incomoda também, ou é apenas você que está incomodado? Porque se isso não for uma preocupação dela, é mais difícil pensarmos em uma solução “a quatro mãos”.
O ideal é que o casal converse sobre toda dificuldade que pode surgir em relação ao sexo. Caso isso seja um incômodo para ela também, seria bacana ampliar esse repertório de respostas sexuais e poder ter orgasmos também com a penetração.
Além da questão do diálogo, é importante que ela explore o próprio corpo. Talvez ajude incluir a manipulação do clitóris durante a penetração, por exemplo. Será que a posição que vocês costumam tentar durante o sexo a deixa confortável? Será que variar pode ser útil?
Às vezes, quando o casal está junto há muito tempo, ambos tendem a cristalizar alguns padrões de resposta e acabam recorrendo ao que têm certeza que vai dar certo. Talvez seja interessante inverter essa lógica e arriscar mais, abrindo novas possibilidades. Tudo isso pode fazer com que haja uma flexibilização desses padrões de comportamento.
Eu não acho que o problema esteja com você, nem com ela. É uma questão que diz respeito aos dois, e que deve ser endereçada e resolvida pelos dois.
Se vocês estão tentando, mas não conseguem resolver essa situação, que tal buscar o apoio de um profissional, como um terapeuta sexual ou psicólogo que, junto com vocês, refletir sobre o que está acontecendo e propor algumas estratégias.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr