Doutor Jairo
Assista » Tira dúvidas

Minha esposa parou a pílula há 20 dias; pode estar no período fértil?

A ovulação pode acontecer de 15 a 20 dias após a interrupção da pílula - iStock
A ovulação pode acontecer de 15 a 20 dias após a interrupção da pílula - iStock

Redação Publicado em 15/02/2021, às 15h00

Minha esposa parou de tomar pílula há 20 dias. Ela já pode estar no período fértil?

Sim, existe essa possibilidade. Mesmo quando a mulher toma a pílula anticoncepcional por muitos anos, se ela parar com o medicamento, o eixo de controle do ovário já pode estar liberado depois de 20 dias e, eventualmente, acontecer uma ovulação. 

Geralmente, se o ovário não ficou inibido ou, depois do ciclo, não houve a inibição, já é possível ovular de 15 a 20 dias após a interrupção da pílula. Portanto, se a mulher não tem certeza e acha que pode estar no período fértil, o mais prudente é usar a pílula do dia seguinte. 

É importante lembrar que a pílula do dia seguinte é um método de exceção, ou seja, deve ser utilizada apenas em casos de rompimento da camisinha, quando a mulher não estava fazendo uso ou esqueceu o anticoncepcional, teve relação sexual desprotegida ou em situações de violência sexual. 

O recurso precisa ser usado em até 72 horas (3 dias) depois da relação suspeita. É sempre melhor tomar a pílula do dia seguinte o mais rápido possível, isso porque a sua eficácia é de quase 95% em 12 horas, segue decrescendo e chega próxima aos 70% se utilizada em 72 horas. Sendo assim, o ideal é tomar nas primeiras 12 horas após a relação.