Doutor, minha esposa perdeu o desejo de transar. Ela diz que não sente vontade. O que podemos fazer?
Toda vez que alguém enfrenta uma mudança desse tipo no desejo sexual, é importante que algumas causas sejam investigadas.
1º) Se a pessoa está bem do ponto de vista da saúde mental. Às vezes, a pessoa fica cansada, estressada, esgotada, e isso impacta no desejo e na vontade de fazer sexo. Muitas vezes, ainda, há um quadro clínico de depressão – isso também vai causar um impacto profundo no desejo da pessoa.
2º) No caso da mulher, existem também questões hormonais – variações nos níveis de certos hormônios podem trazer um impacto importante sobre o desejo.
3º ) Para terminar, é preciso entender como está a qualidade do relacionamento afetivo. Porque, às vezes, quando o casal está discutindo, brigando muito, ou quando um dos dois está enfrentando uma fase difícil, de muita preocupação, isso acaba refletindo no outro e o desejo, a vontade de transar, acaba sendo impactado.
Enfim, há muitas questões que podem interferir, tanto do ponto de vista da saúde mental e emocional, como da saúde física.
Eu começaria essa avaliação com uma consulta ao ginecologista, que pode solicitar uma pesquisa hormonal, e também um autoexame de vocês, como casal, para pensar no que pode ser feito para enfrentar eventuais questões na esfera emocional. Uma psicoterapia é um caminho, uma possibilidade.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr