Sempre que há alguma dificuldade em relação ao desejo, é preciso pensar em algumas questões
Dr. Jairo Bouer Publicado em 13/07/2023, às 14h00
Doutor, minha esposa perdeu o desejo de transar. Ela diz que não sente vontade. O que podemos fazer?
Toda vez que alguém enfrenta uma mudança desse tipo no desejo sexual, é importante que algumas causas sejam investigadas.
1º) Se a pessoa está bem do ponto de vista da saúde mental. Às vezes, a pessoa fica cansada, estressada, esgotada, e isso impacta no desejo e na vontade de fazer sexo. Muitas vezes, ainda, há um quadro clínico de depressão – isso também vai causar um impacto profundo no desejo da pessoa.
2º) No caso da mulher, existem também questões hormonais – variações nos níveis de certos hormônios podem trazer um impacto importante sobre o desejo.
3º ) Para terminar, é preciso entender como está a qualidade do relacionamento afetivo. Porque, às vezes, quando o casal está discutindo, brigando muito, ou quando um dos dois está enfrentando uma fase difícil, de muita preocupação, isso acaba refletindo no outro e o desejo, a vontade de transar, acaba sendo impactado.
Enfim, há muitas questões que podem interferir, tanto do ponto de vista da saúde mental e emocional, como da saúde física.
Eu começaria essa avaliação com uma consulta ao ginecologista, que pode solicitar uma pesquisa hormonal, e também um autoexame de vocês, como casal, para pensar no que pode ser feito para enfrentar eventuais questões na esfera emocional. Uma psicoterapia é um caminho, uma possibilidade.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
Sinto desejo forte; o que acontece se eu não colocá-lo em prática?
Menopausa: como os homens podem ajudar nessa fase?
Mulheres 35+: como ficam a libido, o sono e a saúde mental?
Gretchen diz que sexo na maturidade “é o melhor”; como manter a libido?