Minha mulher não tem o mesmo interesse sexual que eu; o que fazer?

Seguidor acredita que a religião de sua companheira pode influenciar em seu desejo

Redação Publicado em 03/02/2022, às 18h00

Vários fatores podem influenciar a falta de interesse por sexo, como cansaço, ansiedade e depressão - Arte

“Doutor, minha mulher não tem o mesmo interesse sexual. Tenho certeza que a religião dela tem um peso grande nessa história. Eu aguentei muito tempo, mas estou cansado. O que fazer?”

Essa dúvida reflete a realidade de muitos casais: a diferença no interesse sexual. Enquanto um quer sexo com mais frequência e tem um desejo maior, o outro pode estar satisfeito com a frequência com que as coisas estão acontecendo e o interesse sexual não ser tão grande. 

Isso pode acontecer por uma série de fatores: um dos dois pode estar cansado, estressado, preocupado, com burnout, depressão ou ansiedade. Tudo isso pode influenciar nessa questão do desejo sexual.

Também existe a situação que uma das partes, naquele momento, tem algum conflito na relação que dificulta o interesse sexual. Por exemplo, o casal está brigando muito. Para um isso pode não ter nenhum reflexo na vida sexual mas, para o outro, isso incomoda. 

Daria para ficar um dia inteiro falando das causas e diferenças de interesse sexual dentro de um relacionamento, até mesmo uma característica pessoal. Algumas pessoas preferem fazer sexo com uma frequência maior enquanto outras optam por uma regularidade menor. Essas são características individuais. 

Confira:

A religião pode mesmo interferir?

Em relação à religiosidade, será que se um dos dois adotar uma determinada religião, isso pode acabar influenciando na vida sexual do casal? Sim, essa é uma possibilidade. Mas será que essa questão da religião não estaria mascarando outras dificuldades? É uma opção também.

A maioria das religiões admite a vida sexual em um casamento e, inclusive, a incentiva. Então, talvez seja importante pensar sobre e amadurecer um pouco essa situação.

De qualquer forma, o melhor a se fazer é conversar com a parceira, deixando claro o que está incomodando para que, juntos, possam descobrir o motivo da falta de interesse pelo sexo.  

Caso o casal não consiga chegar a uma conclusão, uma opção é procurar uma psicoterapia de casal, que pode auxiliar na avaliação e ajudar a refletir sobre a vida sexual dos dois.  

desejo sexual libido tira dúvidas

Leia também

Dormir bem pode te ajudar a ter um sexo melhor; veja como


Como o desejo sexual das mulheres muda dos 20 aos 40 anos


Libido muito alta: como lidar com a constante vontade de transar?


Estou 100% sem desejo sexual; o que pode ser?