Redação Publicado em 18/11/2021, às 18h30
“Doutor, minha mulher de 25 anos teve cistos nos ovários e precisou tirá-los. Ela ainda pode ter orgasmo nas relações sexuais?”
Essa é uma pergunta muito boa e que traz uma situação que, embora incomum, pode acontecer. Algumas mulheres, mesmo muito novas, podem ter cistos ou patologias nos ovários que levam, muitas vezes, à retirada desses órgãos.
Os ovários são a principal fonte de produção dos hormônios femininos e, quando a mulher deixa de ter a ação deles muito precocemente, ela pode sofrer alguns impactos na sua saúde e no seu organismo.
Por essa razão, é muito importante que toda mulher que fez a remoção dos ovários procure um ginecologista e faça um acompanhamento para que possa dosar os benefícios, por exemplo, de uma reposição hormonal com o objetivo de minimizar os efeitos da “falta” desses hormônios naturais no corpo.
Confira:
Primeiramente, é importante lembrar que o orgasmo, tanto o feminino como o masculino, é um processo complexo em que vários elementos interagem para que a pessoa possa chegar a esse ápice de prazer.
Assim, existem fatores hormonais, emocionais, de intimidade e outras várias combinações que interagem no sistema nervoso central – o nosso cérebro –, principal responsável por controlar todo esse processo.
Portanto, uma mulher que retirou os ovários pode sim continuar tendo orgasmos nas relações sexuais. Mas é importante que ela mantenha o acompanhamento ginecológico para discutir os benefícios e os riscos de uma eventual reposição hormonal.