Redação Publicado em 01/09/2021, às 19h30
“Doutor, tenho 14 anos, minha parceira me masturbou e minha pressão caiu. Fiquei tonto, não sei se é porque eu levantei muito rápido. Pode acontecer?”
Isso realmente pode acontecer. As pessoas fazem um esforço maior na masturbação e levantar-se muito rápido pode causar uma queda de pressão e mal-estar.
Esse fenômeno é conhecido como hipertensão postural e a recomendação é que, após a masturbação, o indivíduo tente permanecer deitado ou sentado por algum tempo antes de levantar.
@jairobouer "MINHA PARCEIRA ME M@STURB0U E FIQUEI TONTO. É NORMAL?" 🚨#j#airoresponde #d#uvida #d#icas #j#airobouer
♬ som original - jairobouer
As reações depois de uma masturbação ou um orgasmo variam muito. Algumas pessoas se masturbam e continuam a vida como se nada tivesse acontecido enquanto outras ficam mais cansadas, querem dormir ou sentem moleza.
A chamada depressão pós-masturbação afeta alguns homens que, depois de se masturbarem e atingirem o orgasmo, acabam ficando um pouco desanimados. Porém, apesar da expressão utilizada, isso não é considerado uma depressão.
Confira:
Provavelmente, essa reação está associada ao fato de, ao atingir o ápice com o orgasmo, logo após ocorre a diminuição desse prazer. Nesse momento máximo, acontece um gasto energético, emocional e psicológico muito grande, que pode acabar levando o homem a se sentir mais cansado, com sono, com preguiça e até sem vontade de conversar.
O aparecimento de alguma emoção negativa também pode afetar o homem que mantém uma relação muito complicada com a própria sexualidade, se sente culpado, teve uma educação repressora em casa ou faz parte de alguma religião que condena a prática da masturbação. Nesses casos, o indivíduo se masturba e depois se culpa.
Vale lembrar que a masturbação é um processo natural, que pode fazer parte do cotidiano de muitos homens e mulheres. Além de proporcionar conhecimento do próprio corpo, a masturbação é uma alternativa para quem busca outras formas de obter prazer além do sexo.
Veja também: