Minha pele fica irritada quando chego perto de uma aroeira; é alergia?

Seguidora conta que sofre com esse sintoma principalmente na época em que a árvore está florescendo

Milena Alvarez Publicado em 11/11/2022, às 09h00

As alergias, em geral, são responsáveis direta ou indiretamente por até 40% das consultas nos prontos-socorros - iStock

“Doutor, minha pele fica muito irritada quando chego perto de uma árvore que se chama aroeira, principalmente na época da floração. Pode ser alergia?”

Sim, pode ser. A aroeira produz uma “pimentinha” vermelha que pode provocar em algumas pessoas um quadro alérgico. Se o indivíduo encosta na flor, na folha ou no fruto da árvore, por exemplo, acaba entrando em contato com certas substâncias (conhecidas como alérgenos), que desencadeiam um processo na pele, provocando coceira, incômodo e até inchaço nos lábios e nas mãos. 

O que fazer?

O ideal é evitar o contato mais próximo com a aroeira. Se isso não for possível, uma boa ideia é procurar um dermatologista, fazer testes de alergia e tomar, eventualmente, um antialérgico nos períodos de floração dessa árvore, especialmente se a pessoa vive em um lugar em que há uma grande quantidade. 

Confira:

Dicas para lidar melhor com a alergia

Não há nenhuma medida nem produto milagroso que possa eliminar todas as possibilidades de ter contato com coisas e situações que desencadeiam sinais e sintomas de alergia (alérgenos). Porém, as seguintes recomendações podem ajudar:

alergia tira dúvidas aroeira

Leia também

Intolerância à lactose ou alergia ao leite: confira as diferenças


Asma alérgica pode ser fator de risco para doenças cardiovasculares


Coceira no corpo: o que pode ser?


Alergia ao mofo? Veja dicas de como evitar crises alérgicas