Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Minha pressão cai quando me masturbo no banho; é normal?

A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock
A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock

Redação Publicado em 18/01/2022, às 18h00

“Doutor, tenho 14 anos e, quando me masturbo no chuveiro, minha pressão cai. Porém, quando faço deitado, eu me sinto bem. Isso é normal?

Nesse caso, existem duas possíveis explicações. Talvez a pressão caia porque a pessoa está tomando um banho muito quente, o que acaba provocando uma dilatação dos vasos sanguíneos e, com toda a concentração na hora da masturbação, ocorre a queda de pressão. 

Outra hipótese é que o simples fato do indivíduo estar em pé e fazer um esforço concentrado para se masturbar, talvez o deixe com essa sensação de desmaio. Em contrapartida, quando está deitado, isso não acontece. 

A recomendação é tentar outras posições intermediárias: sentado ou de pé fora do chuveiro, por exemplo. Tudo isso para checar se é a posição que atrapalha ou o fato de estar dentro do banho. 

Se é um episódio que acontece com certa frequência, talvez seja uma boa ideia buscar uma avaliação de um médico para checar se está tudo em ordem com a saúde. 

@jairobouer "DESMAIO COM M@STURB@ÇÃO NO CHUVEIRO” 🚿 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Faz mal se masturbar todos os dias?

Muitas pessoas costumam perguntar se existe uma quantidade máxima de vezes que um indivíduo pode se masturbar por dia. Normalmente, costumamos dizer que não.

Confira:

O limite é o desconforto, a dor que a pessoa possa, eventualmente, sentir se ela exagerar muito ou se a frequência da masturbação estiver atrapalhando a sua rotina ou outras atividades durante o dia.

Além disso, da mesma forma como não há um máximo, também não existe um mínimo. Se o indivíduo quiser se masturbar uma vez por semana ou uma vez por mês, e se sente confortável com isso, não há nenhum problema.

É importante lembrar ainda que a frequência da masturbação pode mudar em diferentes fases da vida. Há fases em que temos mais estímulos, animação e, consequentemente, podemos ter uma vontade maior de se masturbar. Em contrapartida, há períodos em que temos menos interesse no assunto.

Veja também: