Seguidora conta que a coceira iniciou logo após a relação sexual e ainda não parou
Redação Publicado em 29/04/2022, às 16h00
“Doutor, tive relação sexual com o meu namorado, a minha vagina começou a coçar umas horas depois e tá coçando até agora. Você sabe o que pode ser?”
Várias questões podem provocar essa coceira ou desconforto na vagina após uma relação sexual. Em primeiro lugar, se o casal usou camisinha, isso pode ser alguma alergia ao preservativo ou a algum produto que o compõe. O mesmo pode acontecer caso tenha sido utilizado algum tipo de líquido lubrificante.
Se o casal não fez uso nem da camisinha e nem do lubrificante, o próprio ato da penetração, muitas vezes, é capaz de provocar um certo desconforto e uma coceira que tende a passar rapidamente. A mudança do pH ou o atrito do pênis na vagina também pode levar a algum grau de coceira.
Além disso, eventualmente, há ainda a possibilidade da mulher ter pego algum tipo de infecção durante a relação sexual ou, então, a alteração de acidez da vagina favoreceu o aparecimento de alguma infecção que causa um corrimento e, consequentemente, coceira e desconforto.
De qualquer forma, se a coceira permanecer alguns dias depois da relação sexual, a recomendação é procurar a avaliação de um ginecologista.
Toda mulher tem lubrificação vaginal diariamente e isso pode variar de mulher para mulher, de dia para dia e também depender das diversas fases do ciclo menstrual – no período fértil, por exemplo, ela aparece em maiores quantidades.
Normalmente, a lubrificação apresenta um aspecto parecido com clara de ovo e uma aparência límpida, transparente, incolor, sem cheiro e que não provoca nenhum desconforto ou coceira. Esse tipo de secreção é natural e faz parte do funcionamento normal do corpo feminino.
Confira:
Entretanto, em algumas fases da vida da mulher, essa lubrificação vaginal natural pode, eventualmente, apresentar algumas alterações que acabam caracterizando o que chamamos de corrimento. São elas:
Tudo isso sinaliza que algo pode não estar funcionando como deveria. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda ginecológica.
Veja também:
Dá para a vagina ser muito "apertada"?
Minha vagina arde após o sexo, e agora?
3 dicas para limpar a vagina de forma correta
4 dicas para evitar alergia após a depilação com lâmina