Doutor Jairo
Assista » Infecção

Não fizemos sexo, mas ela tem ardência e sangramento

É possível contrair uma infecção com micro-organismos do nosso próprio corpo - iStock
É possível contrair uma infecção com micro-organismos do nosso próprio corpo - iStock

Doutor, minha namorada está há um mês sem menstruar, e eu e ela, quando nos beijamos, normalmente esfregamos nossas partes dor cima da roupa. Ela comentou que nas últimas semanas a parte íntima dela arde bastante e sangra um pouco. Você sabe dizer o que pode ser? A gente nunca teve nenhuma relação sexual.

Você e sua namorada nunca tiveram nenhuma relação sexual, vocês só “ficam”, “dão uns pegas”, sempre de roupa, então não teve um contato íntimo de pênis com vagina.

Mesmo assim, o que pode acontecer? Eventualmente, existem alguns micro-organismos no nosso corpo, como fungos, bactérias e vírus, por exemplo na nossa pele. Aliás, existem pesquisas que mostram que existem mais bactérias no nosso corpo do que células da gente mesmo...Ou seja, nós não somos só nós mesmos, nós somos um ecossistema, uma série de organismos vivendo sobre a gente.

Toda essa explicação serve para explicar o seguinte: existem micro-organismos que vivem na vagina da sua parceira e, eventualmente, quando ela tem uma queda de imunidade, eles podem se proliferar e provocar uma infecção. Então é possível o que ela tem, já que há sangramento, dor e desconforto, ardência na hora de urinar podem ser, ou uma infecção vaginal, ou uma infecção da uretra (infecção urinária).

Por isso, é importante que ela procure um médico para que ele faça uma avaliação e que passe o tratamento mais correto. Essa é a principal hipótese. Mas, para ter certeza, só procurando o médico, mesmo, está bem?

Ah, e só mais uma observação: isso pode acontecer mesmo em quem nunca fez relação sexual!

@jairobouer O que pode ser? 🤔 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento#relacionamento♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr