Seguidor conta que é um homem trans e tem muita dificuldade de sentir prazer na relação sexual
Redação Publicado em 20/01/2022, às 18h00
“Doutor, tenho 18 anos e sou um homem trans. Tenho muita dificuldade em sentir prazer e não consigo me identificar com o genital feminino. Eu queria uma ajuda em como eu posso melhorar essa relação, porque agora é meio inviável fazer a cirurgia e isso tem atrapalhado as minhas relações sexuais com a minha parceira. Me ajuda?”
Essa é uma situação bastante importante de entender e abordar. O leitor é um homem trans, está, possivelmente, em um movimento de transição, mas, neste momento, não pode avançar com a cirurgia por situações de vida ou por complicações que o impedem de seguir adiante nesse processo.
Assim, durante essa fase intermediária, o indivíduo precisa lidar com o próprio corpo, sendo que esse corpo é um corpo com o qual ele não se identifica. A presença dos genitais femininos incomoda e isso acaba impactando o prazer, a libido e, antes de tudo, a sua relação com o próprio corpo.
Confira:
Em primeiro lugar, é fundamental que a pessoa tenha uma consciência muito clara sobre tudo o que está acontecendo, o que ela quer e onde quer chegar. É necessário também ter a compreensão de que, nesse momento, o processo de transição está um pouco interrompido em função de situações da vida.
É muito importante continuar com a transição e que, durante esse período intermediário, o indivíduo tenha um suporte de um grupo de psicoterapia ou de um terapeuta para ajudar a entender melhor como lidar com esse corpo em mudança.
Além disso, vale lembrar e perceber que esse momento é uma fase, um processo mais longo que, lá na frente, permitirá que a pessoa se sinta mais feliz com o seu corpo, com a sua identidade e poderá vivenciar sua sexualidade de uma maneira muito mais prazerosa.
Só consigo transar quando há intimidade; será que sou demissexual?
Tenho vergonha de mostrar o corpo na hora da transa; o que fazer?
Tenho que ir ao ginecologista mesmo sendo trans?
Pessoas que se identificam com minoria sexual têm que se expor?