Não tenho nenhuma lubrificação durante o sexo; o que fazer?

Seguidora conta que já foi em vários ginecologistas, usa lubrificantes e não sabe mais o que fazer para resolver o problema

Redação Publicado em 07/11/2022, às 18h00

A lubrificação vaginal é uma resposta do corpo aos estímulos sexuais - iStock

“Doutor, já fui em vários ginecologistas e não consigo resolver. Tenho 24 anos e, durante as relações, não tenho lubrificação nenhuma. Além de usar lubrificantes industrializados, não sei mais o que posso fazer para melhorar essa situação.”

Possivelmente, se a menina procurar ficar mais relaxada e menos ansiosa no momento da relação sexual, a chance de apresentar uma lubrificação maior aumenta. O ideal é caprichar nas preliminares e tentar ficar à vontade, pois isso deve contribuir para uma melhora natural da lubrificação. 

Em paralelo, os lubrificantes industrializados à base de água também são uma opção, bem como os hidratantes vaginais. Esse último é um produto desenvolvido para ser utilizado fora das relações sexuais com o objetivo de melhorar a umidade e a lubrificação de uma maneira geral dentro da vagina. 

Algumas mulheres têm mais lubrificação do que outras

Em primeiro lugar, toda mulher tem lubrificação vaginal diariamente e isso pode variar de mulher para mulher, de dia para dia e também depender das diversas fases do ciclo menstrual. No período fértil, por exemplo, ela aparece em maiores quantidades.  

Essa lubrificação é uma resposta da vagina, do corpo, ao estímulo sexual. Toda mulher tem, algumas mais e outras menos. Se ela está bem, tranquila e excitada, a chance de ficar mais lubrificada aumenta. Se não está satisfeita com a relação, está tensa ou não está bem estimulada, esse fenômeno tende a diminuir.

Confira:

Como explorar as preliminares?

As chamadas “preliminares” são qualquer atividade sexual que ocorre antes da relação de fato. Se fizessemos uma analogia, é como se fosse o aquecimento para o evento principal – o sexo – mesmo que, nem sempre, esse seja o resultado final. 

As preliminares podem incluir beijos, abraços, toques ou apenas uma conversa, e têm grande potencial de deixar o sexo mais excitanteBeijar, por exemplo, libera ocitocina, serotonina e dopamina, todos hormônios que ajudam a reduzir o estresse e a aumentar o prazer. Além disso, as preliminares também ajudam a preparar o corpo para o sexo.

Uma das melhores maneiras de aproveitar as preliminares é conversar sobre o que funciona e o que não funciona para cada um. Todo mundo gosta de coisas diferentes e não devemos esperar que a outra pessoa saiba o que queremos até que a gente fale. 

Por exemplo, alguns indivíduos gostam de toques leves, enquanto outros preferem uma firmeza maior. A comunicação clara sobre o que funciona para seus corpos é fundamental para tornar a prática ainda mais prazerosa.

As preliminares podem começar muito antes mesmo de estar entre quatro paredes. Deixar um bilhete, enviar um texto “sexy” ou preparar um jantar romântico são formas de preliminares. Veja outros exemplos:

Quanto mais abertura e honestidade sobre as atividades sexuais que nos excitam, maior a probabilidade de desfutarmos de preliminares e de sexo prazerosos, o que pode levar a uma vida sexual mais gratificante.

Veja também:

vagina lubrificação tira dúvidas

Leia também

Jovens também precisam usar lubrificantes no sexo?


Lubrificante: só pode usar no sexo anal?


Tenho excesso de lubrificação; o que posso fazer?


Corrimento x lubrificação: você sabe diferenciar?