Jairo Bouer explica que a condição é rara e afeta a produção de hormônios
Redação Publicado em 28/07/2021, às 19h00
Doutor, eu nasci sem os dois testículos. Eu posso produzir espermatozoides e ter filhos biológicos?
Essa é uma condição muito rara e dificilmente uma pessoa nasce sem os dois testículos. O mais comum é nascer com um só ou com um na bolsa escrotal e outro que não desceu da cavidade abdominal. Em ambos os casos, é preciso fazer uma investigação para saber o que aconteceu.
Entretanto, sem a presença dos dois testículos – responsáveis pela fabricação de testosterona, o hormônio masculino ligado à fertilidade e à libido – não tem a produção de espermatozoides e, consequentemente, precisará realizar uma reposição hormonal.
O fato de o testículo subir e, muitas vezes, ser necessário realizar uma pequena intervenção cirúrgica, é uma questão que pode acontecer com muitos meninos e faz parte do processo de desenvolvimento de algumas crianças.
A cirurgia, nesses casos, é feita para que o médico reforce algumas estruturas capazes de impedir que o testículo se desloque do saco escrotal para dentro ou para alguma área mais próxima do abdômen.
Confira:
Nesses casos, isso provavelmente não interfere na estrutura do testículo. E, mesmo que acontecesse algum problema com um deles, ainda existe o outro. Se um dos testículos funcionar bem, ele é mais do que o suficiente para o homem gerar os espermatozóides e poder ter filhos.
Na dúvida, procure um urologista. Ele poderá pedir alguns exames, como um espermograma, para checar a quantidade e a qualidade de espermatozoides.
Veja também:
Poluição está diminuindo tamanho do pênis, afirma pesquisadora
É verdade que usar cueca apertada pode prejudicar a fertilidade?
Fertilidade masculina está em declínio; conheça possíveis causas
Veja cinco fatos sobre dores nos testículos