Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Nasci só com um testículo e nunca ejaculo; isso é normal?

A espermarca é o termo utilizado para se referir à primeira ejaculação - iStock
A espermarca é o termo utilizado para se referir à primeira ejaculação - iStock

Redação Publicado em 08/11/2022, às 18h00

“Doutor, nasci com um testículo e o outro não nasceu no lugar. Precisei fazer cirurgia e arrumou. Me masturbo bastante, mas nunca ejaculo. Isso é normal? Tenho 13 anos”

Com essa idade, uma das possibilidades é que o menino ainda não atingiu o ponto conhecido como “espermarca”, ou seja, não completou o seu desenvolvimento físico para ter a primeira ejaculação. A recomendação é procurar ficar tranquilo porque, aos 13 anos, o garoto ainda está dentro do tempo natural de desenvolvimento do corpo e não deve demorar muito para ejacular pela primeira vez. 

@jairobouer "Nunca saiu nada!” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Toyik Mana - Derix Mail

Entenda a condição de ter apenas um testículo

A criptorquidia, condição relatada pelo leitor, acomete cerca de 4% dos bebês nascidos a termo e até 45% dos prematuros, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). É caracterizada pela ausência de um ou de ambos os testículos no saco escrotal (criptoquirdia uni ou bilateral, respectivamente).

De forma geral, os testículos, depois de formados, saem de dentro do abdômen e descem até a bolsa escrotal no fim da gestação. Em quem tem a condição, é comum que o testículo seja encontrado na região inguinal (virilha), e que seja palpável.

Uma alteração congênita pode fazer com que esse testículo fique preso ou retido no caminho”, explica o médico Tiago Elias Rosito, coordenador do departamento de uropediatria da SBU e professor de urologia pediátrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Confira:

Existe idade certa para a primeira ejaculação?

Não existe uma idade certa. Cada pessoa tem o seu ritmo próprio – e as mudanças no corpo obedecem a esse ritmo. A espermarca pode vir aos 12 anos para um menino, enquanto que, para outro, ela pode acontecer só aos 14 anos. Assim como alguns começam a ter barba mais cedo e outros demoram mais.

Porém, se a primeira ejaculação não ocorrer até uns 16 anos, é importante procurar um médico – pediatra, clínico geral ou urologista – para checar se o desenvolvimento do menino está em ordem e se não há nenhum distúrbio hormonal atrasando o processo.

E para onde vai o espera depois da masturbação?

Se um homem, já com o seu desenvolvimento completo, se masturbar e não ejacular, o esperma não vai para lugar nenhum, ele continua dentro do saco escrotal. O que acontece é que ele acaba sendo reabsorvido, assim como outros líquidos do corpo. 

Algumas pessoas até relatam incômodos nos testículos por não terem ejaculado. Isso acontece por conta de um inchaço na região ou por um acúmulo de líquidos, mas tende a passar em pouco tempo. 

Veja também: