Seguidor quer saber se a falta da cobertura completa do prepúcio pode indicar algum problema
Redação Publicado em 13/10/2022, às 18h00
“Doutor, é normal o prepúcio não recobrir totalmente a glande?”
Pode acontecer sim. Alguns prepúcios (pele que recobre a cabeça do pênis) são maiores e recobrem totalmente, mas outros são menores e não cobrem por completo. Além disso, o orifício de saída do prepúcio pode ainda ser mais estreito e parte da glande fica permanentemente exposta.
Se é algo que está incomodando, provocando desconforto e dificuldades de higienização, é essencial procurar ajuda médica para saber exatamente o que precisa ser feito.
A fimose é um estreitamento do prepúcio, o que torna a exteriorização da cabeça do pênis muito mais complicada. Com isso, há mais dificuldade na limpeza, na higiene e maior risco de infecção, além da dor e desconforto no momento da relação sexual.
Para saber se é ou não um caso de fimose, bem como qual o grau do quadro, a recomendação é fazer uma avaliação médica. Assim, o profissional pode avaliar o que precisa ser feito e, dependendo da gravidade, indicar um pequeno procedimento cirúrgico.
Dependendo do grau da fimose e da idade do menino, sim. Existem algumas manobras – como massagens – que podem ser feitas com certos tipos de pomada para tentar liberar o prepúcio que recobre a glande.
Confira:
Entretanto, se o garoto for um pouco mais velho e tiver um quadro de fimose em estágio mais avançado, a recomendação é procurar um urologista para uma avaliação e possível cirurgia, um procedimento bem simples e rápido.
Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação; entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéfica. Confira alguns benefícios:
Veja também:
Homens gays têm pênis menores?
Masturbação pós-cirurgia de fimose: pode ou não?
O pênis só cresce quando tiramos a fimose?
4 curiosidades sobre o pênis