Como evitar essa situação tão desagradável que é ter chulé? Em primeiro lugar, é importante lembrar que todo mundo fica com os pés suados e com mau cheiro após uma atividade física muito intensa, ou depois de passar o dia inteiro usando o mesmo calçado. Ainda mais nos dias mais quentes.
É bom lembrar que não é o suor em si que vai causar o chulé, e sim as bactérias da pele. Elas adoram locais quentes, escuros e úmidos, como o interior de um sapato fechado.
Algumas pessoas, no entanto, transpiram muito mais do que o necessário para manter a temperatura temperal regulada. Elas sofrem de uma condição que a gente chama de hiperidrose.
Quando a hiperidrose afeta os pés, é comum esse suor que se acumula, e o cheiro mais intenso. Mas a hiperidrose também pode afetar outras áreas do corpo, como mãos e axilas.
O que é importante fazer para evitar o problema ou pelo menos tentar minimizar o suor e o mau cheiro nos pés? Veja, abaixo, alguns conselhos úteis:
Este conteúdo é uma parceria com o JC.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr