A gente sempre ouviu dizer que colocar a raiva para fora – gritando, xingando ou batendo em almofadas – faz bem para a saúde, não é mesmo? Mas uma pesquisa recente mostrou que essa estratégia pode não ser tão eficaz.
Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA, analisaram 150 estudos com 10 mil pacientes, e concluíram que “extravasar a raiva” produz uma excitação fisiológica importante, com aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, maior tensão muscular, e as pessoas não conseguem ficar menos irritadas com isso.
O ideal seria que a pessoa fizesse exatamente o oposto: técnicas de respiração profunda, meditação, atenção plena, ioga, e até o bom e velho contar até 10, para tentar baixar a excitação e conseguir relaxar e reduzir o estresse. Que tal tentar?
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr