Doutor Jairo
Assista » Comportamento

Oniomania: quando fazer compras vira um problema

A oniomania pode trazer problemas financeiros e afetar os relacionamentos - iStock
A oniomania pode trazer problemas financeiros e afetar os relacionamentos - iStock

Redação Publicado em 14/04/2022, às 15h30

Você já ouviu falar em compulsão por compras? Existem pessoas que sofrem com uma condição chamada de “oniomania”, na qual elas começam a comprar coisas e não conseguem parar. Inclusive, compram, muitas vezes, sem mesmo precisarem, porque o desejo é incontrolável. 

Esse tipo de comportamento pode trazer diversos problemas, desde prejuízos financeiros, como roubos no cartão de crédito, até conflitos familiares. O problema faz parte dos transtornos de controle do impulso (TCI). A condição é caracterizada por uma perda do controle na hora de comprar, ou seja, a pessoa tem o impulso e é incapaz de contê-lo.

O transtorno pode estar associado ao alívio de algum tipo de ansiedade, dificuldade emocional ou conforto, mas quando começa a ser frequente, pode gerar dificuldades no relacionamento e na vida de quem convive com a condição.

Tem tratamento? 

Sim! Quem sofre com esses transtornos de controle do impulso, muitas vezes, precisa de acompanhamento psicoterápico e, em alguns casos, até precisa fazer uso de medicamentos para conter esse desejo incontrolável de comprar. 

Quem está do lado daquele que sofre com oniomania também pode tentar ajudar, seja colocando alguns limites ou mostrando o impacto que esse ato de comprar compulsivamente está provocando. 

Confira:

O indivíduo, às vezes, pode resistir a procurar ajuda porque acha que não está enfrentando nenhum problema, por isso é muito importante que quem convive pontue os excessos e as consequências, servindo como uma ponte para que a pessoa possa chegar ao acompanhamento médico.

Como evitar o descontrole?

Ao identificar que está gastando mais do que deveria e não está conseguindo manter um limite, tente adotar essas medidas para evitar que haja maiores complicações:

  • Limite o tempo nas redes sociais, já que são altamente aditivas e um bom veículo para compras desnecessárias;
  • Pense várias vezes antes de adquirir um item: se você conseguir segurar a decisão até o dia seguinte, você poderá ter uma visão mais clara do que realmente precisa;
  • Evite deixar o cartão de crédito próximo ao local em que você está: isso cria um tempo maior entre a decisão da compra e a sua finalização, possibilitando uma reflexão se é algo necessário.

Mesmo assim, caso você perceba que não está conseguindo controlar seus impulsos, é importante buscar ajuda médica.