Redação Publicado em 01/04/2021, às 19h00
Tinha fimose, fiz cirurgia e agora ficou ainda mais difícil de colocar a camisinha. Mesmo com a de tamanho maior, o anel incomoda na transa. O que eu faço?
Primeiramente, a fimose é o estreitamento do prepúcio, aquela pele que recobre a glande - a cabeça do pênis. Quem apresenta o problema acaba tendo uma diminuição no orifício externo do prepúcio e fica mais difícil movimentar a glande para dentro e para fora.
Isso dificulta a higiene, pode provocar desconforto no momento da ereção ou da relação sexual, além de aumentar o risco de infecções na região.
Em alguns casos, o especialista recomenda a cirurgia para correção da fimose. Depois do procedimento, o que pode acontecer é uma maior sensibilidade na glande durante algumas semanas ou, até mesmo, alguns meses, já que ela fica exteriorizada o tempo inteiro.
Essa situação é comum no primeiro mês depois da cirurgia. No momento da masturbação, da relação sexual, da colocação da camisinha, ou da própria manipulação do pênis para ir ao banheiro urinar, por exemplo, pode haver dor ou incômodo. Mas, com o tempo, essa sensibilidade exagerada tende a melhorar e fica mais fácil voltar a ter uma vida normal.
Caso já tenha se passado alguns meses e, mesmo assim, a região persiste em estar sensível, a recomendação é buscar ajuda de um urologista para avaliar se há mais alguma coisa acontecendo. Às vezes, pode aparecer alguma infecção, inflamação, ou o processo de cicatrização é um pouco mais complicado, o que merece a atenção do médico.