Doutor Jairo
Assista » Obesidade

Para perder peso, é melhor refrigerante zero ou suco?

O refrigerante com adoçante pode ter poucas calorias, mas é industrializado - iStock
O refrigerante com adoçante pode ter poucas calorias, mas é industrializado - iStock

Preciso perder peso. É melhor tomar refrigerante zero ou suco?

Toda vez que a gente precisa perder peso, provavelmente porque a gente quer investir em alguma questão de saúde, ou melhorar nossa qualidade de vida, nosso bem-estar, a gente costuma usar algumas estratégias que podem ser combinadas. Por exemplo: aumentar a atividade física (em frequência e intensidade) e melhorar a alimentação.

Para a questão da alimentação, eu sempre acho melhor trabalhar junto com um profissional da área de nutrição, que pode pensar em estratégias de redução de calorias para evitar o ganho de peso, ou o acúmulo dessas calorias na forma de gordura.

Quando temos um déficit de calorias, nosso corpo recorre aos nossos reservatórios de energia, que geralmente estão na forma de gordura. Assim, perdemos peso.

Nessa adequação alimentar, que é bastante complexa, o refrigerante zero é um dos componentes de uma grande reorientação nutricional. A bebida contém adoçante, em vez de açúcar, então tem doses muito baixas ou insignificantes de calorias.

Os sucos, principalmente os industrializados, via de regra são adoçados artificialmente, então acabam tendo uma carga maior de calorias. E mesmo sucos naturais, feitos única e exclusivamente de frutas, também têm calorias e açúcares. Se tomarmos em excesso, os sucos podem impedir ou atrapalhar o processo da perda de peso.

Óbvio que é sempre melhor ter uma alimentação natural do que industrializada, então nesse sentido os sucos naturais são melhores do que os refrigerantes ou os sucos industrializados. Mas para organizar essa questão toda é importante conversar com um profissional de nutrição.

Este conteúdo é uma parceria com JC.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr