Desde que minha mulher começou a ganhar bem mais do que eu eu perdi um pouco do meu pique no sexo. Sei que é bobagem, que isso não deveria fazer diferença, mas está complicado. Como sair desse lugar?
Pelo que você conta, enquanto você ganhava mais, enquanto você estava numa situação congruente com o que você enxerga como papel do homem no casal, você estava bem. Até que o jogo se inverteu e sua parceira agora está ganhando mais do que você e isso está causando incômodo. Você sabe que isso não deveria fazer diferença, mas você não está conseguindo lidar com a situação.
Você percebe como essa construção da masculinidade tradicional, em que o homem tem que ser o provedor, pode atrapalhar a esfera emocional, a qualidade do relacionamento e até a sexualidade?
É importante entender o que está acontecendo, prestar mais atenção e se adaptar às mudanças que podem acontecer na vida. Neste momento você está ganhando menos do que ela, ou talvez até para sempre você passe a ganhar menos do que ela, mas isso não deveria interferir no seu relacionamento afetivo e sexual.
Talvez você deva fazer uma avaliação consigo próprio, ou mesmo com ajuda de um terapeuta, ou um psicólogo, para entender por que isso está incomodando. Conversar com a sua parceira também é uma boa ideia.
Essa sensação de poder diminuído impacta no seu desempenho sexual , então você fez uma associação com base nessa masculinidade tradicional que está atrapalhando a sua vida e, por tabela, a vida do casal. Então converse com ela e tente endender como dá para mudar isso. E se estiver muito difícil seguir essa trajetória sozinho, talvez o apoio de um terapeuta faça toda a diferença. Boa sorte!
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr