Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Perdi minhas ereções matinais; e agora?

A ereção matinal também é um mecanismo de reflexo contra o escape de urina - iStock
A ereção matinal também é um mecanismo de reflexo contra o escape de urina - iStock

Redação Publicado em 30/11/2021, às 15h30

“Doutor, faz duas semanas que não apresento ereção ao acordar. O que eu faço?”

Não tem nenhum grande problema em passar um período sem apresentar ereções matinais. Elas podem surgir com frequência ou diariamente para alguns homens, mas, em algumas fases da vida, isso não necessariamente precisa acontecer.

Se a pessoa está mais estressada, preocupada, brigou com a parceria e está tendo conflitos em casa, pode ser que a ereção não dê nem sinal de vida logo de manhã.

Isso não é algo que deve gerar preocupação. O importante é que, se o homem quiser se estimular e se masturbar, ele consiga ter uma ereção tranquilamente.

@jairobouer

“NÃO TENHO MAIS EREÇ@0 MATINAL!” 😱#jairoresponde ##duvida ##dicas ##jairobouer ##curiosidade ##s#aude

♬ som original - jairobouer

Por que ereções matinais acontecem?

As ereções matinais são classificadas como "espontâneas" ou "involuntárias", aquelas que chegam sem avisar e sem o homem estar preparado, e fazem parte de um processo normal e fisiológico do corpo.

Confira:

Elas podem acontecer por duas razões:

  1. Quase todos os homens têm de três a quatro ereções durante a noite, nas fases de sono REM, período no qual a pessoa sonha e pode se excitar. Então, é possível que a ereção aconteça um pouco antes de o homem acordar, mas não seja percebida porque, ao amanhecer, ele já está relaxado.   
  2. A ereção matinal também tem muita relação com a distensão da bexiga. Ou seja, é um mecanismo reflexo para proteger contra escapes de urina, já que a uretra passa dentro do pênis.

Em resumo: nem todo homem tem ereções matinais, não é necessário ter o tempo inteiro e não tê-las não é sinal de problema.

Veja também: