Redação Publicado em 14/12/2021, às 15h00
“Doutor, perdi minha virgindade com 15 anos. Eu estava relaxada, mas sangrou um montão. É normal?”
Sim, é normal. Mesmo que a menina esteja bastante relaxada e tranquila, existe a possibilidade de sangrar. Mas, o que leva ao sangramento quando o hímen é rompido?
O hímen, ao ser rompido, pode ou não provocar a ruptura de vasinhos de sangue. Assim, a quantidade de sangramento varia de pessoa para pessoa, já que algumas meninas têm vasinhos maiores ou menores, além do local do rompimento também influenciar.
Existem, ainda, aquelas que sofrem sangramentos imperceptíveis e outras que sangram muito, como nesse caso. Isso não tem nenhuma relação com o relaxamento na hora do sexo, e sim com essa ruptura do hímen.
@jairobouer “DOUTOR, ISSO É NORMAL?” 😱 ##jairoresponde##duvida##dicas##jairobouer##curiosidade##saude
♬ som original - jairobouer
O hímen é visto como uma “marca de virgindade” muito mais pela sociedade do que pelo ponto de vista biológico em si. Na realidade, ele é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e, na maioria dos casos, não a cobre. Se fosse esse o caso, o hímen impediria que o sangue menstrual e outros tipos de secreção saíssem do corpo.
Confira:
Em primeiro lugar é preciso definir o que é virgindade. Muita gente acha que isso tem a ver com a ruptura do hímen, uma questão anatômica. Já outras pessoas acreditam que o que importa é se houve uma relação sexual, isto é, o contato íntimo entre pessoas (mesmo sexo oral ou anal, por exemplo).
Assim, se a questão da virgindade for atribuída ao hímen, é possível rompê-lo durante a masturbação, por exemplo,caso os dedos ou algum objeto sejam introduzidos com muita força dentro da vagina.
Veja também: