Casal teve nova relação desprotegida quatro dias depois e não sabe se pode repetir o método
Dr. Jairo Bouer Publicado em 10/12/2023, às 14h00
Doutor, olha a situação: minha namorada tem ciclo regular de 30 dias. No final do mês passado, ela teve a sua menstruação. No meio desse mês, a gente teve uma relação sexual sem proteção, eu ejaculei e ela tomou a pílula do dia seguinte. Só que quatro dias depois, a gente voltou a fazer sexo sem proteção, ejaculei de novo, e a gente ficou na dúvida se toma ou não, de novo, a pílula do dia seguinte. O que eu faço?
Em primeiro lugar, a gente não recomenda o uso repetido da pílula do dia seguinte. Casal que precisa tomar a pílula do dia seguinte duas ou três vezes por mês é porque está na hora de usar outro método de prevenção, como, por exemplo, a pílula anticoncepcional.
Ela tem alguma condição que impede o uso do anticoncepcional? Então é importante discutir com o ginecologista outras possibilidades e alternativas. Existem várias.
Segundo ponto, é que, se ela tem um ciclo bem regular, e menstrua no fim do mês, o período fértil dela deve ser no meio do mês. Então vocês tiveram uma relação no período fértil dela. Portanto, se ela não tivesse ovulado ainda, a pílula do dia seguinte deve ter inibido a ovulação. Se ela já tivesse ovulado, a pílula tem alguns mecanismos que podem dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo.
Agora, a pílula tem um efeito também, principalmente se ela não ovulou ainda, de retardar essa ovulação. Então pode ser que três ou quatro dias depois, com esse retardo, ela estivesse ovulando. Ou seja: ao invés de ovular no dia 14 ou 15 (já que ela tomou a pílula do dia seguinte), a ovulação seria um pouco depois. E aí, nessa segunda relação sexual, vocês talvez estivessem em risco e seria importante tomar a pílula de novo.
O mais importante é que se vocês estão utilizando a pílula do dia seguinte de forma repetida, é importante procurar o ginecologista para pensar em um método mais definitivo. Também é importante que ela consulte o ginecologista que a acompanha para passar a melhor orientação.
Chips anticoncepcionais são mais efetivos que as pílulas?
Tem risco de engravidar na pausa do anticoncepcional?
Pílula do dia seguinte atrasa ou antecipa a menstruação?
4 sinais de que você está no período fértil