Jairo Bouer explica como o álcool interfere no comportamento
Redação Publicado em 26/09/2022, às 18h00
"Doutor, tem gente que fica muito chata depois que bebe. O que é isso?"
O álcool, em um primeiro momento, provoca uma certa estimulação. Mas, depois, ele causa um efeito depressor no sistema nervoso central. Ou seja, a pessoa tende a ficar sonolenta, começa a falar coisas que não devia ou, até mesmo, torna-se "chata".
Nesses casos, a recomendação é conversar com o indivíduo sobre ele ficar inconveniente ao consumir bebidas alcoólicas para que tente aprender a se relacionar com o álcool.
Além do impacto na saúde física, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas também apresenta riscos associados às questões comportamentais.
Um exemplo de mudança comportamental provocada pelo consumo exagerado de álcool é a diminuição da capacidade de avaliar o que é certo e o que é errado. Além disso, a nossa paciência fica prejudicada e pode ocorrer o aumento da impulsividade. Não é à toa que muitas pessoas, ao ingerirem muito álcool, podem adotar comportamentos agressivos e violentos.
O nível de atenção também é comprometido com doses mais altas de bebidas alcoólicas, o que acaba afetando a competência de entender o que acontece ao nosso redor. Por essas razões, ninguém pode dirigir após ingerir álcool.
Confira:
Antes de falarmos sobre os cuidados antes de beber, vamos lembrar de duas questões muito importantes:
Diante disso, veja alguns cuidados importantes que devemos ter antes de começar a consumir álcool:
Especialistas recomendam, no máximo, três doses, por ocasião, para mulheres e quatro para os homens. Mas mesmo isso pode ser uma quantidade muito alta para determinados indivíduos. Portanto, é importante que cada um conheça seu limite e se planeje.
Durante o consumo de álcool, é fundamental intercalar com a ingestão de outros líquidos não alcoólicos, como água e sucos. Lembrando que o álcool desidrata o organismo e é muito importante repor esse líquido perdido.
Não deixe de comer e nunca beba de estômago vazio. É importante fazer uma refeição antes e procurar beliscar algo quando você for ou estiver consumindo álcool.
Quando você percebe que está passando do ponto – ficando com sono, a fala está mais arrastada ou está tendo algumas alterações em seu comportamento, é sinal que chegou a hora de interromper o consumo de álcool naquela noite ou durante algum tempo.
Lembre-se que a cafeína não anula o efeito do álcool. Ela pode até cortar um pouco a sonolência, mas não vai causar sobriedade.
Qualquer dose de álcool pode prejudicar os seus reflexos e colocar você e outras pessoas em situação de risco.
Vale lembrar ainda: nunca beba se você tem menos de 18 anos, está grávida ou fazendo uso de medicamentos, especialmente aqueles que interferem no sistema nervoso central. Divirta-se sempre com cuidado e com responsabilidade. Caso esteja percebendo dificuldades no controle do seu consumo de álcool, procure ajuda.
Veja também:
4 mitos e verdades sobre álcool e emagrecimento
Só consigo "chegar em uma menina" se eu beber. E agora?
Tomar café ou comer doce depois de beber corta o efeito do álcool?
Álcool e paquera: como funciona essa relação?