Doutor Jairo
Assista » Tira dúvidas

Por que fazer sexo anal dói? Confira dicas para evitar problemas

Se houver pressa na hora do sexo anal, o ânus pode se contrair e a pessoa sentir muita dor - iStock
Se houver pressa na hora do sexo anal, o ânus pode se contrair e a pessoa sentir muita dor - iStock

Redação Publicado em 30/04/2021, às 15h23

O sexo anal é um tema sempre em pauta e rodeado por dúvidas. Isso porque, muitas pessoas tiveram uma experiência dolorosa ou têm medo de sentir dor ao fazê-lo. Mas, por que o sexo anal tem essa fama relacionada à dor ao invés do prazer?

O ânus realiza o que chamamos de contração reflexa. Por ser uma região muscular – e como qualquer outro músculo – executa o movimento de dilatação e contração, permitindo que exista a abertura – para as fezes saírem – e o fechamento. Tudo isso nada mais é que um mecanismo fisiológico do corpo humano. 

Portanto, em momentos como esse, é muito importante ir com calma. Caso contrário, se houver pressa, a região pode se contrair e a parceira ou parceiro sentir muita dor.

Saiba o que fazer e evite problemas 

Para evitar possíveis problemas durante e depois da relação, separamos algumas dicas que podem ajudar a tornar o sexo anal um momento mais prazeroso. Confira:

#1 Muita calma nessa hora 

Como falamos acima, é fundamental ir devagar na hora do sexo anal. Isso porque a região do ânus é formada por tecidos músculares que podem tanto dilatar como contrair. Então, o ideal é ir aos poucos para vencer a barreira da contração reflexa. 

#2  Sem relaxamento, sem sexo

Ambos devem estar a fim e de acordo. Se a pessoa se sentir pressionada, ela provavelmente não vai relaxar. E, sem isso, fica muito difícil fazer sexo anal

#3 Não esqueça o preservativo 

Use sempre camisinha. O ânus é uma região do corpo contaminada com muitos micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos. Por isso, se o casal faz sexo sem preservativo, há risco aumentado de infecção.

#4 Lubrificante como aliado

Como o ânus é uma região bastante seca, o ideal é sempre usar lubrificante à base de água. Nada de sabonete, hidratante, condicionador, azeite, óleo ou manteiga, todas essas opções podem danificar a camisinha e trazer outros problemas como alergia e irritação. Eles estão disponíveis nas farmácias e geralmente ficam ao lado dos preservativos  

#5 Gosta de variar? Muda a camisinha também 

Para aqueles que gostam de fazer diferentes tipos de sexo, é importante lembrar que é preciso um preservativo diferente para cada parte do corpo. Em outras palavras, se o casal está fazendo sexo anal e decide mudar para o vaginal, ou vice-versa, é necessário parar e trocar a camisinha para evitar que os micro-organismos de uma região do corpo sejam levados para outra, aumentando o risco de infecções.