Doutor Jairo
Assista » Comportamento

Por que nos sentimos sós mesmo cercados por outras pessoas?

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) ajuda a alterar visões excessivamente negativas - iStock
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) ajuda a alterar visões excessivamente negativas - iStock

Redação Publicado em 05/04/2022, às 16h00

Durante uma live sobre os últimos acontecimentos do BBB 22, Jairo Bouer falou sobre as queixas de Arthur Aguiar de estar se sentindo sozinho. O brother, mesmo convivendo 24 horas com outras nove pessoas, diz que convive com a solidão. 

Seu comportamento, inclusive, divide opiniões entre os internautas, que ficam tentando entender se é algo relacionado à sua personalidade ou uma estratégia de jogo. A questão é que, de fato, podemos nos sentir sozinhos mesmo estando cercados por outras pessoas.

Marcas da vida 

Segundo Jairo, algumas pessoas tendem a interpretar tudo o que acontece de uma maneira ampliada, dependo das experiências que ela já enfrentou ao longo da vida:

São pessoas que têm histórias de vida com questões de exclusão, bullying, violência, traumas, autoestima, isolamento e abandono, por exemplo. Então, mesmo estando no meio de outras pessoas, elas tendem a enxergar alguns sinais, como rejeição a elas”.

Nesse contexto, essas pessoas podem interpretar uma resposta “atravessada”, por exemplo, de duas formas: entender que a pessoa deve estar aborrecida com algo ou que não dormiu bem ou levar para o pessoal e acreditar que a “grosseria” está relacionada ao quanto a pessoa gosta ou deixa de gostar dela. 

A forma como a gente interpreta o sinal do mundo é algo muito pessoal e, obviamente, marcado pelas nossas experiências de vida. E aí, algumas pessoas tendem a amplificar essas situações e interpretá-las como se fossem um impacto negativo”, comentou Jairo.  

Confira:

A terapia pode ajudar

Jairo explicou ainda que situações como essa melhoram com a ajuda da terapia, porque a pessoa percebe que a questão, na grande maioria das vezes, não está envolvida com ela e sim com outro indivíduo. Mas ela acaba interpretando de um jeito que a coloca em um contexto de desfavorecimento, isolamento, solidão e por aí vai. 

A terapia é, talvez, uma reprogramação de como a gente percebe o mundo e de como a gente se percebe. É quase como se você mudasse o jeito de olhar e interpretar esses sinais”, pontuou. 

Quando é hora de procurar a terapia?

Essa é uma pergunta complexa e que não tem uma resposta única. O cuidado com a saúde mental está cada vez mais em pauta, principalmente em um contexto de pandemia.

[Colocar ALT]
Saiba, aqui, como escolher sua linha de terapia

A melhor resposta é que a psicoterapia é indicada para todas as pessoas e não apenas para as diagnosticadas com algum transtorno psicológico. Diferente do que muitos pensam, fazer terapia não é “coisa de louco”. 

Buscar um acompanhamento psicológico é para todos os indivíduos que desejam funcionar melhor e que procuram autoconhecimento e bem-estar.

Confira alguns sentimentos e comportamentos que podem ser sinal de que é a hora de começar a fazer terapia:

  • Variações de humor frequentes e por qualquer motivo: muito tristeza, irritação ou ansiedade;
  • Sentir desmotivação;
  • Queda de rendimento, como ter menor produtividade no trabalho ou nos estudos;
  • Dificuldades nos relacionamentos;
  • Desinteresse por coisas que gostava de fazer;
  • Sintomas físicos sem explicação (após avaliação médica), como sudorese, batimento cardíaco acelerado e boca seca.

Veja o comentário completo: