Jairo Bouer Publicado em 18/09/2020, às 12h01
Dúvida: Dr. Jairo se eu masturbo minha namorada e depois eu me masturbo, eu corro o risco de pegar HIV?
Dr. Jairo Bouer:Muito legal a tua dúvida porque ela alerta a gente acerca dos tabus que cercam a questão da transmissão do vírus HIV causador da Aids.
Como que a gente pode pegar o HIV?
Sexo sem proteção, principalmente sexo vaginal ou sexo anal sem proteção; compartilhar seringas e agulhas, essa também é uma forma de transmissão do HIV; ou durante a gestação, o parto ou na amamentação. Essas ultimas formas é o que a gente chama de transmissão vertical, da mãe para o filho.
Essas são as modalidades possíveis de transmissão do vírus HIV. Todo o resto que você ouve por aí é balela, é mito, é tabu.
Então: você masturbar a sua parceira e se masturbar – não pega.
Alguém encostar em você – não pega.
Compartilhar copos, talheres – não pega.
Tomar banho junto, usar o mesmo sabonete, a mesma toalha – não pega.
São histórias que as pessoas inventam, mitos, desinformações, são até fake news que, muitas vezes, circulam por aí e que não traduzem a realidade.
Óbvio que, quando a gente faz sexo com alguém, a gente tem um momento de intimidade com alguém, as medidas de higiene são muito importantes. Então você foi lá, ficou no momento de mais intimidade com a sua parceira, depois vocês lavam as mãos, tomam banho, tudo beleza.
Essas não são formas efetivas de transmissão do vírus HIV.
Muito legal a tua pergunta porque ela mostra uma preocupação, e preocupação não deve ser igual a pânico, a um medo de tudo e de todos o tempo todo.
Então foca nas preocupações reais e se proteja sempre!
Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube