Doutor Jairo
Assista » Dúvida

PrEP e PEP são 100% eficazes para proteger contra o HIV?

Mesmo com os avanços no tratamento e na prevenção, o vírus do HIV ainda afeta milhões de pessoas no mundo - iStock
Mesmo com os avanços no tratamento e na prevenção, o vírus do HIV ainda afeta milhões de pessoas no mundo - iStock

Redação Publicado em 01/09/2021, às 18h30

“Doutor, a PrEP e PEP são 100% eficazes para a proteção contra o HIV?”

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) são técnicas altamente eficazes. Em medicina, não existe nada 100% eficaz, mas a eficácia tanto da PEP – desde que tomada no prazo certo – e da PrEP – tomada corretamente todos os dias – é muito alta, na ordem de mais de 95%.

Entenda melhor

PrEP, como o próprio nome define, é utilizada antes do ato sexual sem preservativo. O paciente toma uma combinação de medicamentos antirretrovirais diariamente, que vão se concentrar no organismo e, caso ocorra exposição ao vírus HIV, a substância farmacologicamente ativa no sangue impedirá a instalação da infecção.

O SUS disponibiliza a PrEP,  mas o interessado deve atender a alguns critérios para que possa receber esse medicamento:

Ou se você, frequentemente, faz o uso de PEP e deixa de utilizar camisinha nas relações sexuais que envolvam penetração.

Números da Coordenadoria de IST/AIDS do município de São Paulo mostrou que em 2021, na capital, mais de 10 mil pessoas faziam o uso de PrEP, o que demonstra o crescimento na distribuição dessa medida profilática tão importante e eficaz.

A PrEP, oferecida pelo SUS desde 2018, já reduziu em mais de 25% o número de novas infecções pelo vírus HIV na cidade de São Paulo, em relação aos anos de 2018 e 2019.

Confira:

a PEP é um medicamento de urgência, ou seja, caso a pessoa tenha se exposto ao risco de ter contraído o HIV, ela deve se dirigir a um serviço de saúde especializado e solicitar os medicamentos da profilaxia pós-exposição. Lembrando que, por se tratar de urgência, o paciente tem até 72 horas após a exposição para iniciar o tratamento, que é feito também com medicamentos e dura 28 dias.

Não se esqueça da camisinha

Vale lembrar que outra forma de prevenção – e a mais conhecida –  é a camisinha. Além da PrEP e da PEP, o preservativo também desempenha um papel extremamente importante na proteção contra o HIV e a Aids. 

Existem ainda outras doenças que podem ser transmitidas através dosexo desprotegido e que, por isso, a camisinha é uma das principais formas de prevençaõ. Entre elas estão:

E muitas outras infecções e doenças causadas por agentes infecciosos, que encontram no sexo desprotegido o meio ideal de infectar o organismo do indivíduo que se expõe. Por isso, use sempre camisinha!