Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Quando o pênis é muito grande, o médico precisa ser consultado?

Veja a resposta de Jairo Bouer - iStock
Veja a resposta de Jairo Bouer - iStock

Redação Publicado em 21/03/2022, às 11h00

“Tenho 15 anos e 20 cm de pênis. Estou preocupado. Será que vai ficar crescendo cada vez mais? Preciso ir ao médico?”

Jairo Bouer explica que, provavelmente, o pênis do seguidor não irá crescer mais, porque seu desenvolvimento já deve estar sendo encerrado. Além disso, apesar de 20 cm ser maior do que a média brasileira, não há necessidade de ir ao médico, pois essa é uma característica do próprio seguidor.

“Você vai ter que aprender a usar o seu pênis em algumas situações, como nas relações sexuais, se a menina reclamar que está desconfortável. Mas não tem nada pra fazer no médico”.

Ouça a resposta completa:

@jairobouer “TENHO 20CM. DEVO IR AO MÉDICO?” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

Até qual idade o pênis cresce?

O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa. Quando o indivíduo começa a se desenvolver fisicamente mais tarde, o pênis cresce até os 17 ou 18 anos. Depois dessa faixa etária, pode acontecer um aumento, mas ele é bem pequeno e nada significativo. 

Para aqueles meninos que começaram a se desenvolver muito cedo, o crescimento do pênis também pode parar antes, às vezes, com 15 ou 16 anos. 

Confira:

Existe uma média de tamanho?

Segundo um artigo publicado no Reino Unido, sim. O estudo é uma meta-análise, ou seja, uma comparação de 17 publicações feitas sobre a média peniana em um universo de mais de 15 mil homens de todas as partes do mundo, que tiveram as medidas dos seus pênis conferidas. 

De acordo com os achados, o pênis médio tem as seguintes medidas:

  1. Em média, o pênis flácido dos homens tem, aproximadamente, nove centímetros; 
  2. Em média, o pênis dos homens em ereção tem cerca de 13 centímetros;
  3. A circunferência (espessura) do pênis em ereção tem, em média, 11 centímetros.

Além disso, a pesquisa diz ainda que não há correlação entre marcadores biológicos e tamanho do pênis. Por exemplo, acreditava-se que a população masculina negra, em média, tivesse um pênis maior do que a população caucasiana, que, por sua vez, teria um pênis maior do que o dos orientais. Porém, nada disso foi comprovado pelo estudo e não existem variação entre as diferentes populações. 

Também não houve nenhuma descoberta significativa sobre a associação entre o tamanho do pé e do pênis – outro clássico –, ou até mesmo relação com a estatura da pessoa. Em resumo, não existe nenhum marcador biológico confiável capaz de prever o tamanho do pênis de um indivíduo.

Vale lembrar que, assim como a cor dos olhos, o tamanho do nariz, a cor da pele, estatura e diversos aspectos físicos, o tamanho do pênis também é determinado geneticamente.