Queda de cabelo pode ser sinal de doença no corpo?
A gente perde naturalmente cerca de 100 fios de cabelo por dia. Isso faz parte do nosso ritmo de crescimento e de perda de fios.
Em algumas situações, essa perda pode ser acentuada, não necessariamente sinalizando um grande problema de saúde, mas alguma questão do organismo que merece ser olhada, investigada e até acompanhada.
Por exemplo, um indivíduo que está numa fase de muito estresse pode ter um aumento da perda de fios de cabelo. Um indivíduo que pegou uma infecção, está na recuperação de uma virose ou gripe, também pode ter um aumento de perda de fios.
Uma pessoa que tem, ou que passa a ter, uma alimentação inadequada, com falta de nutrientes também pode ter uma piora da qualidade dos seus cabelos e uma perda acentuada de fios.
Distúrbios hormonais também podem levar a uma diminuição de cabelos com aumento de queda. São questões de saúde que vale a pena identificar e acompanhar.
Agora, a gente não pode se esquecer que grandes mudanças nos nossos hormônios, que acontecem em algumas fases da vida, também podem levar a um aumento da queda de cabelos. Assim, homens que tem outros homens na família com histórico de calvície podem começar a apresentar uma perda de cabelo a partir da segunda ou terceira década de vida, com o estabelecimento da alopecia (calvície) de padrão masculino.
Já as mulheres, principalmente no climatério, pela diminuição dos hormônios, também podem enfrentar uma queda mais acentuada dos fios.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr