Redação Publicado em 11/03/2021, às 18h00
Quero engravidar, mas tenho medo de transar com meu marido sem camisinha. O que eu faço?
A leitora contou que ela e seu parceiro estão juntos há algum tempo, têm uma relação estável e decidiram ter filhos. Provavelmente, mesmo estando em um relacionamento sólido, o casal mantém o uso regular de preservativos e outros métodos anticoncepcionais como uma forma de evitar a gravidez indesejada ou as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
O primeiro passo é procurar os respectivos médicos, o ginecologista, no caso da mulher, e o urologista ou clínico geral, para o homem, pedir uma bateria de exames e ter certeza que está tudo certo com a saúde de cada um. Após ter a confirmação de que não há nenhuma IST, o casal pode começar a fazer sexo sem proteção e sem uso de métodos anticoncepcionais para que, assim, consigam engravidar.
Essa decisão pode gerar certo receio e dúvidas como “Ah, e se ele ficar com outra mulher?” ou “Se for infectado e depois me infectar?”. Nesses casos é necessário uma conversa muito clara e sincera entre o casal, um pacto de proteção mútua. Afinal, até então, os dois estavam usando o preservativo e agora o deixarão de lado para seguir juntos com o projeto de engravidar e ter filhos.
Chega um ponto na vida do casal, normalmente logo que o relacionamento se estabiliza, que ambos fazem os testes, param de usar a camisinha e assumem um acordo de cuidado e responsabilidade um com o outro. Talvez seja a hora de ter essa conversa.