Recebi sexo oral de uma pessoa com HIV; posso estar infectado?

Seguidor quer saber quais as chances de transmissão do HIV durante o sexo oral

Redação Publicado em 06/06/2022, às 18h00

Segundo a UNAIDS, aproximadamente 38 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV - iStock

“Doutor, ontem recebi sexo oral e hoje descobri que a pessoa estava com HIV. Posso estar infectado?”

É muito pouco provável a transmissão do vírus do HIV – causador da AIDS – através do sexo oral, ainda mais se a pessoa foi quem recebeu. Porém, a recomendação é de, sempre que houver alguma dúvida, procurar um serviço de saúde e, eventualmente, realizar a profilaxia pós-exposição até 72h depois da relação sexual suspeita.

Vale lembrar ainda que a maioria das pessoas que vive com o HIV atualmente recebe tratamento e, caso seja realizado de forma correta, o vírus fica indetectável e o indivíduo não transmite o vírus. 

Como ocorre a transmissão?

O HIV é o vírus causador da síndrome da imunodeficiência adquirida – mais conhecida pela sigla em inglês Aids – e ataca células específicas do sistema imunológico que têm como função proteger o corpo humano de doenças.

Para que o vírus seja adquirido, ele precisa entrar na circulação sanguínea. Portanto, se não existe nenhum tipo de ferida na pele, o simples contato com sangue ou outros fluidos contaminados não é suficiente para contraí-lo.

As principais situações de risco para transmissão do HIV são:

Confira:

Entenda mais sobre a profilaxia pós-exposição (PEP)

É como se fosse uma pílula do dia seguinte. Uma pessoa que se expôs ao vírus HIV, seja através de relação sexual desprotegida ou de acidente ocupacional contendo sangue, pode procurar o serviço especializado e solicitar os medicamentos que compõem o esquema da PEP. Resumindo: a PEP é indicada para qualquer pessoa que se expôs ao risco de contrair HIV.

Porém, é importante frisar: você tem até 72 horas após a exposição para iniciar o tratamento pós-exposição e os medicamentos devem ser tomados durante 28 dias.

Não se esqueça da camisinha

Vale lembrar que outra forma de prevenção – e a mais conhecida –  é a camisinha. Além da PEP, o preservativo também desempenha um papel extremamente importante na proteção contra o HIV e contra a Aids.

Existem ainda outras doenças que podem ser transmitidas através dosexo desprotegido e por isso, a camisinha é uma das principais formas de prevenção. Entre elas estão:

Veja também:

Aids HIV sexo oral tira dúvidas

Leia também

Droga usada para HIV pode combater perda de memória, diz estudo


Os relacionamentos amorosos e o HIV


Sexo oral com bala refrescante faz mal?


Sinto ânsia ao escovar os dentes e não no sexo oral; é normal?