Estudo sugere que jovens tendem a consumir mais álcool quando saem com amigos ou paqueras
Redação Publicado em 28/08/2021, às 11h00
Encontros casuais podem estimular jovens adultos a beber mais. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Universidade do Estado de Washington, nos EUA, que traz à tona algumas reflexões importantes sobre o consumo de álcool.
A gente sabe que encontros com amigos e também com pretendentes amorosos costumam acontecer em bares. Com clima descontraído e ajuda do álcool, as pessoas acabam se soltando mais e se conhecem sem tantas barreiras de inibição.
De acordo com a pesquisa, quando adultos jovens querem conhecer gente e paquerar, a tendência é que eles bebam mais. Já estão num relacionamento mais sério, sem interesse em sair com outras pessoas ou até com os amigos, o consumo tende a diminuir. O trabalho contou com mais de 700 pessoas de 18 a 25 anos, que preencheram questionários mensalmente ao longo de dois anos.
Confira:
Os resultados são interessantes, já que mostram como os jovens tendem a usar o álcool como um facilitador das interações sociais. Isso poderia até aumentar o risco de um padrão mais nocivo de consumo. Estudos anteriores já mostravam que jovens solteiros tendem a beber mais que aqueles casados ou em relacionamento sério.
É muito importante educar o jovem adulto sobre o que motiva o consumo de álcool. Se ele encara a bebida como uma muleta, seria bom trabalhar outras formas de interagir sem depender da substância. Todo comportamento nocivo em relação ao álcool traz riscos à saúde, por isso é tão importante investir no consumo responsável de bebida alcoólica.
Ouça:
Número de mortes ligadas ao uso abusivo de álcool cresceu 18,4%
Álcool e saúde mental: entenda a relação entre bebidas e emoções
Álcool e sexo: esclareça alguns mitos e verdades
Por que não se deve beber para aliviar estresse e ansiedade?