Redação Publicado em 12/11/2022, às 10h00
Toda vez que você percebe algo de errado com a sua saúde, é preciso consultar um médico. Mas existem pelo menos três sinais comuns que exigem atenção nos cuidados com a saúde do homem.
Quais as causas possíveis para esse tipo de sinal? Pode-se pensar, por exemplo, na candidíase, que é uma infecção provocada por fungos; alguns tipos de alergia; ou ainda uma IST - infecção sexualmente transmissível.
Como cuidar? Usar camisinha regularmente, fazer a higiene adequada do pênis e visitas periódicas ao médico.
Desconforto ao urinar é outro sinal que exige atenção, bem como apresentar urina com jato fraco ou interrompido. Isso pode indicar, por exemplo, uma hiperplasia benigna da próstata, que é um crescimento dessa glândula que afeta até 80% dos homens a partir dos 50 anos.
Outra possível causa de problemas para fazer xixi é o câncer de próstata, um tumor mais comum em homens a partir dos 50 anos.
Como cuidar? Procurar um urologista periodicamente para fazer controles e check-ups.
O terceiro sinal que citamos aqui são os problemas para iniciar ou manter uma ereção. Essas dificuldades podem indicar uma disfunção erétil, que pode ser provocada por uma dificuldade emocional, ou seja, ansiedade.
Mas, principalmente nos homens mais velhos, os problemas de ereção podem ser associados a condições como hipertensão, colesterol elevado e diabetes. E tudo isso pode aumentar o risco de problemas cardíacos.
Como cuidar? Adotar um estilo de vida mais saudável, tratar as doenças crônicas e, claro, fazer check-ups e controles periódicos com seu médico.
Um recado final: é muito importante para o homem cuidar da sua saúde em qualquer fase da vida. Não deixe de procurar um médico!
Descubra o Vida V, uma assinatura de saúde que garante descontos e preços acessíveis em consultas, exames e medicamentos: https://vivo.tl/site-drjairo