Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Será que dá para engravidar no vaso sanitário?

Para os espermatozoides chegarem ao óvulo, eles precisam estar envoltos pelo sêmen - iStock
Para os espermatozoides chegarem ao óvulo, eles precisam estar envoltos pelo sêmen - iStock

Redação Publicado em 16/07/2021, às 16h30

Doutor, se uma mulher transar e usar o vaso sanitário e depois outra mulher usar o mesmo vaso, tem risco de gravidez?

Muita gente tem medo de engravidar no vaso sanitário. Será que essa possibilidade existe? 

A resposta é não. Não há risco de gravidez ao usar o vaso sanitário, mesmo que seja logo após uma mulher ter utilizado depois de fazer sexo. Ainda que saia um pouco de esperma ou líquido vaginal, não existem chances de outra sentar no vaso e o sêmen entrar dentro da sua vagina. 

Em quais situações o risco existe?

Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen ou esperma e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal pelo pênis.

Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: pênis ejaculando dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção ou se a menina, ou o menino, introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal. 

Confira:

Os espermatozoides têm vida curta

O espermatozoide sobrevive por pouco tempo fora do corpo, é uma questão de minutos. Isso porque, para que sua vitalidade e função sejam mantidas, ele precisa dos líquidos que são expelidos junto com o sêmen.

No entanto, esses fluidos secam rapidamente quando são expostos ao ar e, uma vez secos, os espermatozoides não conseguem mais se locomover. Conclusão? Poucos minutos são suficientes para que ele deixe de ter utilidade.

Veja também: