Doutor, meu pênis fica algumas vezes ereto involuntariamente, de 10 a 20 minutos. E depois da ejaculação, ele fica um pouco sensível e dolorido. Recentemente eu vi na internet que esses podem ser sintomas do priapismo, também causado pela anemia falciforme. Esses sintomas podem ser mesmo do priapismo? Devo me preocupar?
O que é o priapismo? É uma ereção espontânea involuntária que dura muito. Por ela durar muito tempo não há o esvaziamento de sangue do pênis. Esse sangue que fica represado não é um sangue que fica oxigenado o tempo inteiro e essa falta de oxigênio pode provocar dor, desconforto e sensibilidade.
Se esse processo não for revertido, até pode causar alguns danos ao pênis. É por isso que toda vez que um homem tem uma ereção involuntária de três, quatro horas, que começa a incomodar e começa a ficar muito dolorida, é preciso procurar um médico com urgência.
Provavelmente você é um cara jovem. Você não contou sua idade, mas homens jovens têm ereções espontâneas. Quanto mais jovem, maior a chance de ter ereções espontâneas, que duram alguns minutos e depois se revertem sozinha, como parece ser o seu caso.
Quais as principais causas do priapismo? A anemia falciforme, como você falou, é uma dessas causas, e a principal responsável por priapismo em crianças e também uma causa comum em adultos. Na anemia falciforme, a hemácia tem alguns defeitos e pode se aglomerar nos vasos do pênis, o que pode dificultar a reversão de um processo de ereção.
O uso de remédios facilitadores de ereção também é uma causa importante de priapismo. Se você tem uma tendência a essa condição, e começa a sentir dor e desconforto nessa situação, procure um médico com urgência.
@jairobouer “Será que eu tenho priapismo?” 🤔 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr