Você tem dúvidas sobre como fazer a higiene íntima feminina de forma correta? Será que só água corrente resolve? Precisa lavar o interior da vagina? Pode usar algum sabonete ou detergente?
Reunimos, aqui, as principais dicas sobre esse tema dos especialistas da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia):
1. A higienização deve ser feita pelo menos uma vez por dia na área externa da vulva e nas áreas adjacentes (raiz das coxas, região perianal, interior dos grandes e pequenos lábios).
2. Evite lavar o interior da vagina (duchas vaginais) já que isso pode alterar a flora bacteriana, além do que a vagina é um órgão que se limpa sozinho.
3. Só agua corrente não dá conta de limpar adequadamente a região externa, assim, o ideal é associar com uma substância detergente suave, que não provoque alergias e que respeite o pH da região.
4. Seque cuidadosamente as áreas lavadas com toalhas de algodão limpas.
5. O tempo de higiene genital não deve ser superior a dois ou três minutos, para evitar o ressecamento.
6. Use calcinhas feitas de tecidos naturais (não sintéticos), como algodão ou seda, que favoreçam a ventilação local.
7. Sempre que urinar, seque a região da vulva com papel higiênico e faça esse processo sempre de frente para trás, para evitar contaminação com micro-organismos da região anal.
Este conteúdo é uma parceria com Nuaá.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr