As relações sexuais estão liberadas na gestação? E tem problema usar lubrificantes? Muita gente fica em dúvida sobre essas questões, por isso reunimos, aqui, algumas informações para você.
Pode sim! A gestação não inviabiliza o sexo. Claro que durante a gestação, principalmente no último trimestre, o corpo da mulher se transforma bastante e, se o útero está muito grande nas últimas semanas, ele pode pressionar o canal vaginal e tornar a penetração mais desconfortável. Mas sexo e sexualidade não se resumem à penetração, e o casal pode descobrir outras possibilidades.
A única restrição ao sexo na gravidez está na gestação de risco, e nesse caso é importante discutir os limites com o ginecologista.
Não há nenhuma restrição ao uso de lubrificantes na gestação, principalmente se eles forem à base de água e se forem compatíveis ao pH vaginal. Inclusive, os lubrificantes podem ajudar as gestantes que enfrentam ressecamento vaginal por conta das mudanças hormonais dessa fase, ou que podem ter o estreitamento do canal vaginal pela pressão do útero.
Para terminar, lembre-se: a gestação é uma fase de mudanças e transformações físicas, hormonais e emocionais. Assim, não se cobre desejo e performance o tempo todo. Converse com seu parceiro sobre suas vontades, e construa uma relação mais tranquila e prazerosa para os dois nesse período tão marcante da vida da mulher.
Este conteúdo é uma parceria com KY.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr