Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Sexo homossexual: quais são os cuidados necessários?

Ser passivo ou ativo é uma questão de preferência e de como a pessoa sente mais prazer em fazer sexo - iStock
Ser passivo ou ativo é uma questão de preferência e de como a pessoa sente mais prazer em fazer sexo - iStock

Redação Publicado em 17/01/2022, às 17h00

“Doutor, sou bissexual e estou começando a pensar em coisinhas a mais com os meninos. Quais são os cuidados necessários para relação, tanto quando eu for passivo quanto quando eu for ativo?”

O cuidado na hora da relação sexual é o mesmo em qualquer situação, independente se a pessoa está fazendo sexo com um homem ou com uma mulher: usar camisinha para impedir o contato direto das mucosas, evitando a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Um outro cuidado importante ao fazer sexo com outra pessoa que tem pênis – e o indivíduo está na posição de passivo – é, no momento da relação sexual, usar lubrificante à base de água e ter muita calma.

Caso a pessoa faça sexo sendo ativa, os cuidados também são os mesmos: camisinha, usar lubrificante para evitar desconforto e ir com tranquilidade, respeitando os limites do próprio corpo e do corpo do outro. Tudo isso é garantia de uma vida sexual mais segura e saudável.

@jairobouer "DÚVIDAS SOBRE S&X0 SENDO B!SS&XU@L” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Confira:

Ativo vs. passivo

Muito se fala dessa divisão: ativo e passivo. Mas, afinal, o que isso significa? Na prática, quem é a pessoa ativa faz a penetração e a passiva a recebe.

Vale lembrar que isso é uma questão de preferência e está relacionada com o que a pessoa sente mais prazer em fazer no sexo. Existem, por exemplo, os "versáteis", que podem ser ativos ou passivos, bem como os que se dizem exclusivamente passivos ou exclusivamente ativos.

A vida sexual é como um grande parque de diversões. Algumas pessoas, ao longo do tempo, podem experimentar "brinquedos" diferentes nesse parque e ampliar sua vida sexual.

No momento em que você está em um relacionamento e experimenta, você consegue rever o que gosta ou deixa de gostar, não apenas para satisfazer o prazer do outro, e sim porque você se permite ter novas experiências", diz Jairo Bouer. 

Veja também: