Sinto cólica depois de ter relações sexuais; é normal?

Seguidora conta ainda que, dependendo da intensidade, fazer sexo em determinada posição dói

Redação Publicado em 27/04/2022, às 17h30

Dependendo da profundidade da penetração, a mulher pode sentir cólicas - iStock

“Doutor, tenho 18 anos e, logo depois de ter relações sexuais com o meu namorado, sinto uma cólica mediana. É normal? Ou então, na famosa posição de quatro, dependendo da intensidade, dói. É normal também?”

Sim, provavelmente essa cólica mediana após a relação sexual está associada à penetração. Ou seja, se o casal “se empolga” e faz sexo com mais profundidade e intensidade, isso pode, eventualmente, fazer com que o pênis encoste no colo do útero, resultando em algum tipo de desconforto.

Na posição de quatro, por exemplo, o pênis chega de forma mais profunda dentro da vagina e, por isso, a mulher pode sentir um pouco mais de dor.

A recomendação é que o casal tente ir, aos poucos, entendendo como que a relação sexual pode acontecer de uma maneira que seja prazerosa para ambos, sem causar dor e desconforto para ninguém. 

Talvez uma boa opção seja penetrar com menos profundidade e intensidade ou espaçar um pouco mais as relações sexuais. Além disso, é importante notar se a mulher está realmente bem estimulada para o sexo. Assim, a dilatação e a lubrificação da vagina melhoram e fica mais fácil ter a penetração. 

Confira:

Como aliviar a cólica?

Não é difícil encontrar mulheres que sofrem com as cólicas. Essas dores afetam diretamente a produtividade durante o ciclo e se tornam desgastantes, fazendo com que o uso de medicamentos de farmácia, especialmente os anti-inflamatórios, seja necessário. Confira abaixo dicas para aliviar as cólicas em casa:

1. Compressas de água morna

O calor ativa o fluxo sanguíneo e ameniza as dores. Para fazer, basta colocar uma bolsa de água morna ou compressa no local das cólicas e deixar por cerca de 15 minutos. É importante proteger a pele do contato direto, colocando um pano entre a bolsa e a pele para evitar queimaduras.

2. Aposte em bebidas quentes

As bebidas quentes têm o mesmo efeito da bolsa de água quente, auxiliando no alívio das dores. Porém, evite bebidas com cafeína, que têm o potencial de agravar as dores em algumas mulheres. Aposte em chás, como de camomila, hortelã, alecrim, louro e lavanda, que possuem propriedades relaxantes, calmantes e anti-inflamatórias.

3. Atenção com a alimentação

Alguns alimentos, como doces e comidas mais gordurosas, podem causar inchaço e retenção de líquido, aumentando as cólicas menstruais. Por isso, durante o ciclo, é interessante manter uma dieta mais equilibrada, evitando o excesso de açúcares e gorduras, dando prioridade para legumes, verduras, frutas e carnes magras, além de ingerir bastante água.

4. Mantenha hábitos saudáveis

As atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo, liberando endorfina e auxiliando no controle das dores. Em contrapartida, fumar pode ser ainda mais prejudicial nessa época, por conta da vasoconstrição que o tabaco causa. Dessa forma, evitar fumar também é a melhor opção para amenizar as cólicas.

5. Descanso

O estresse atrelado a um estilo de vida corrido contribui para o aumento das cólicas. Quando o corpo descansa durante um sono de qualidade, o equilíbrio é restabelecido. Então, o descanso aliado aos hábitos saudáveis contribui para um ciclo menstrual com menos desconforto.

Veja também:

sexo tira dúvidas cólicas

Leia também

Tenho sangramento persistente em todas as relações; o que fazer?


Sinto prazer, mas não consigo gozar; será que sou “ingozável”?


Dá para a vagina ser muito "apertada"?


Brinquedos sexuais: 7 dicas simples para usá-los com segurança