Seguidor diz saber que se trata só de uma "questão hormonal"; será que é só isso?
Redação Publicado em 23/03/2023, às 18h00
Sinto tesão muito forte por uma garota. Sei que é só questão hormonal, mas o que acontece se eu não atender esse desejo fisiológico?
Em primeiro lugar, eu nunca achei que o tesão é só uma questão hormonal. Lógico que tem uma mediação hormonal o fato de você sentir uma atração por alguém. Claramente há uma participação de hormônios e outras substâncias que circulam no nosso organismo, alguns medidadores químicos.
Mas além desse processo, que pode ser chamado de fisiológico ou biológico, também existe a paixão. O tesão tem a ver com outras questões que não só a biologia. Você pode se sentir atraído por essa menina porque ela é bacana. Você pode ter afetos, emoções ou sentimentos por ela e isso amplia o seu desejo. Você pode ter fantasias em relação a ela, e isso também têm impacto na atração que você sente por ela.
Então não é apenas a biologia, ou a fisiologia. As emoções ocupam espaço importante para determinação do interesse sexual.
Agora, atender ou não a esse desejo é uma decisão sua, ou melhor, do casal. Você pode se sentir atraído por ela, mas ela não está nem aí para você – é uma possibilidade. Então é preciso ver se ela está a fim de você, se você está mesmo a fim dela e o que vocês vão fazer.
A gente não precisa sair por aí transando com todo mundo porque sente algum desejo, ou tesão. As situações, as oportunidades, as relações que nós temos é que podem determinar se esse tesão pode ser colocado em prática ou não.
Não sinto tesão no período fértil; isso é um problema?
Química sexual: o que isso realmente significa
Desejo sexual: os homens realmente sentem mais que as mulheres?
O que chocolate, sexo e gargalhar têm em comum? Descubra as endorfinas