Sinto dor nos testículos após ficar muito tempo excitado; é normal?

Seguidor conta que o desconforto é tanto que fica difícil até para andar

Redação Publicado em 05/10/2021, às 15h30

Os testículos doem por estarem em uma região muito sensível e com alta concentração de nervos - iStock

“Doutor, já houve vários dias em que, depois de eu ficar junto com a minha namorada e nós nos beijarmos constantemente, conforme o dia vai passando, eu fico muito excitado e, no dia seguinte, meus testículos ficam muito doloridos e sensíveis, dificultando até o caminhar. O que é isso?”

Esse fenômeno realmente pode acontecer e tem até um termo técnico utilizado para descrever essa sensação: “blue balls” ou “bolas azuis”, em português, cuja característica é o desconforto que o homem sente na região dos testículos depois de ficar muito tempo excitado sem conseguir ejacular. 

Essa dor aparece devido ao edema e ao acúmulo de líquido pela ereção prolongada. Em casos como esse, não há muito o que fazer e, normalmente, o incômodo passa ao longo do dia - para alguns homens, a masturbação pode ajudar a aliviar.

Por que testículos doem?

Os testículos são uma parte muito sensível do corpo do homem devido à alta concentração de nervos na região e podem doer. Quem nunca levou um tapa ou um chute ali e “viu estrelas”? Muitos homens chegam até mesmo a desmaiar de tanta dor quando isso acontece.

Confira:

Entretanto, não é normal ter dor nos testículos com regularidade. Ocasionalmente, quando o homem senta de um jeito estranho, anda muito de bicicleta, fica muito tempo excitado ou sofre algum trauma (soco ou chute), por exemplo, ele pode sentir certo desconforto na região. Tirando essas situações, não é comum o testículo doer com frequência. 

Quais são as outras causas do desconforto? 

Apesar de, muitas vezes, hábitos cotidianos serem os causadores de dor nos testículos, existem questões mais complexas e que envolvem patologias. Muitos homens, por exemplo, podem apresentar varizes no testículo, ou seja, os vasos da região ficam inchados, mais dilatados e acabam provocando dor e desconforto. Essa condição é conhecida como varicocele.     

Se esse for o caso, é importante que o homem procure ajuda médica – de preferência, um urologista – que irá checar se a dor realmente está sendo causada pela varicocele e determinar qual o melhor tratamento. Não é bom manter o problema por muito tempo, porque, em longo prazo, ele pode até mesmo impactar na fertilidade masculina.

Além da varicocele, outra opção que pode acarretar desconforto aos testículos é uma infecção causada por algum processo infeccioso no trato urinário que acaba migrando para a região testicular ou da próstata, provocando dor.

Assim como no caso das varizes, é importante buscar orientação e, se a infecção for identificada, antibióticos podem ser prescritos para controlá-la.

Além disso, qualquer crescimento muito rápido do testículo, que pode acontecer em qualquer idade, também é uma situação que merece atenção médica. 

Por exemplo, um tumor de testículo cresce rapidamente, aumentando muito em poucas semanas, gerando dor e desconforto. Por isso, é fundamental consultar urologistas o mais rápido possível.

Veja também:

homens tira dúvidas dor nos testículos

Leia também

Afinal, por que homens costumam coçar o saco?


Saco escrotal muito pequeno: será que é possível aumentá-lo?


Nasci sem os dois testículos; posso ter filhos?


É verdade que usar cueca apertada pode prejudicar a fertilidade?